Programa de suspensão de contrato de trabalho será estendido? Veja

Suspensões contratuais foram medidas econômicas frente a pandemia de Covid-19; término está previsto para sexta-feira (1º).

O programa de suspensão de contrato de trabalho chega ao fim no dia 1º de janeiro. Dessa maneira, milhões de trabalhadores deverão voltar às atividades laborais. Contudo, muitos ainda aguardam a prorrogação das medidas. Veja hoje, 30/12, se isso irá ocorrer.

O nome formal do programa de autoria do Governo Federal é Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Ele abarcava tanto a suspensão contratual quanto a limitação salarial e das jornadas.

Também veja: Trabalhador pode conseguir um dinheiro extra com o abono pecuniário; saiba mais

Programa de suspensão de contrato
Trabalhadores voltam às empresas na segunda-feira (04) (Imagem: Steelcase)

Programa de suspensão de contrato de trabalho chega ao fim

A autorização à suspensão dos contratos de trabalho ocorreu ainda em abril deste ano. Com ela os empregadores puderam suspender os vínculos e, também, diminuir os salários e jornadas de forma proporcional.

Em ambos os casos o Governo Federal garantiu auxílio aos trabalhadores. Para isso, pagou mensalmente um valor proporcional ao seguro-desemprego.

Contudo, o programa de suspensão de contrato chega ao fim nessa sexta-feira (1º de dezembro). Isso decorre de dois fatos. O primeiro é que a declaração do estado de calamidade pública brasileira é válida apenas para 2020. Esse é o prazo final para as medidas de alteração contratual, igualmente.

Trabalhadores devem retornar às atividades na próxima segunda-feira (04)

Com o fim do período de autorização para a suspensão dos contratos, milhões de trabalhadores voltarão ao trabalho na próxima segunda-feira. A partir desse dia, aliás, a limitação das jornadas e dos salários também já não são possíveis.

Além disso, é importante ressaltar que em razão das alterações prejudiciais ao contrato do trabalho o empregado conta, agora, com estabilidade empregatícia. Em outras palavras, há manutenção do emprego e proteção contra a demissão.

A aplicação dessa medida, porém, somente ocorre para o mesmo número de meses de alteração contratual. Ou seja, o uso do programa de suspensão do contrato por 08 meses (tempo integral) dá direito à estabilidade de outros 08 meses. Há vedação da demissão até agosto de 2021.

Entretanto, não há proibição à dispensa por justa causa. Assim, o trabalhador que incorrer em faltas previstas em lei nesse período poderá ser alvo de demissão.

Ministério da Economia diz estudar a prorrogação do programa de suspensão de contrato

Por outro lado, o secretário especial de Previdência e Trabalho no Ministério da Economia, Bruno Bianco, afirmou que estão em curso estudos para a prorrogação das alterações trabalhistas.

Contudo, deve-se aguardar a formalização da medida pelo Governo Federal. Portanto, por ora a suspensão contratual termina nessa sexta-feira.

Governadores dos estados pressionam para prorrogação do estado de calamidade pública

Por fim, governadores de diversos estados brasileiros se organizaram em uma força-tarefa que pretende a prorrogação do estado de calamidade pública do Brasil. Ele facilita decisões e medidas durante a pandemia, tornando-as menos burocráticas.

Dessa maneira, a prorrogação do estado de calamidade pública pode levar, igualmente, à prorrogação do programa de suspensão do contrato.

Novamente, deve-se aguardar pronunciamento do Presidente da República. Ainda, o Congresso Nacional tem o poder de declarar a extensão do período de calamidade.

Confira agora: Multa de 40% sobre o valor do Fundo de Garantia: Quando é devida?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies