Quem teve contrato suspenso ou redução de jornada tem direito ao 13º e férias? Entenda

Nota técnica do governo dá orientações sobre direitos trabalhistas

O governo divulgou uma nota técnica que orienta empresas sobre o pagamento de décimo terceiro salário e férias a trabalhadores que tiveram jornada de trabalho reduzida ou contrato de trabalho suspenso, devido a pandemia ocasionada pela Covid-19. O documento visa apenas a orientação e não tem força de lei. Saiba mais nesta sexta (20).

Quem teve o contrato suspenso ou redução de jornada tem direito ao 13º e férias?
Quem teve o contrato suspenso ou redução de jornada tem direito ao 13º e férias? (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Entenda quando deve ser paga a primeira parcela do 13º salário.

Como é calculado o pagamento do 13º salário e das férias?

Tanto o 13º salário, como as férias, são direitos do trabalhador protegidos pela Constituição e pela lei. Desse modo, não podem ser retirados em sua integralidade.

Para ter direito às férias, o trabalhador tem que passar o primeiro ano na empresa (denominado período aquisitivo). Passados doze meses, surge o direito de gozar as férias, que deve ser ofertado durante o ano seguinte (chamado período concessivo).

O raciocínio para o décimo terceiro salário é o mesmo. A diferença, é que o trabalhador tem acesso ao seu salário a mais apenas completando 12 meses de trabalho efetivo.

Neste caso, a cada mês trabalhado, conta uma fração (1/12) para a aquisição do 13º salário. Portanto, só receberá o salário integral a título de 13º se o trabalhador completar os doze meses de trabalho efetivo.

Veja também: PS5 com preços mais baratos. Entenda.

Quem teve a jornada de trabalho reduzida, tem direito a férias e 13º salário?

A pessoa que teve a sua jornada de trabalho reduzida em virtude da pandemia terá acesso integral às férias. A nota técnica do governo estabelece que o horário de trabalho reduzido não dá direito a redução do benefício.

Este poderá usufruir as férias na integralidade, inclusive com o pagamento de 1/3, desde que cumprido o requisito da lei, qual seja, ter cumprido o período aquisitivo.

A regra é a mesma para o 13º. Quem trabalhou com jornada de trabalho reduzida, recebe de modo integral o 13º salário.

Em casos de contrato suspenso, como fica o 13º salário?

Pode acontecer também do trabalhador ter o seu contrato de trabalho suspenso em virtude da crise causada pela pandemia.

Como informado, o 13º salário é calculado com base na quantidade de meses trabalhados no ano. Somente se trabalhados os 12 meses, é que haverá o direito ao benefício integral.

É importante mencionar que “mês trabalhado” para cálculo do 13º salário, corresponde a no mínimo, 15 dias de efetivo trabalho.

Logo, quem teve o contrato suspenso durante dois meses, por exemplo, terá direito ao recebimento do 13º salário calculado sobre dez meses.

Veja como isso vai funcionar na prática.

Se o trabalhador de um supermercado foi contratado no dia 01 de janeiro e teve o contrato suspenso nos meses de março, abril e maio, retornando as atividades em junho, no final do ano ele terá somente nove meses de trabalho efetivo.

Para saber quanto ele terá direito no final do ano é só dividir o valor do seu salário (nesse caso, R$ 3 mil) por doze e em seguida multiplicar por nove (meses efetivamente trabalhados).

No caso apresentado, o trabalhador terá direito a R$ 2250 correspondente ao valor do 13º salário.

Vale lembrar que a nota técnica do governo que orienta as empresas não tem força de lei, mas baseia-se em princípios e nas regras da legislação trabalhista.

Conta digital do PagBank rende mais que NuConta do Nubank?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies