Saiba agora como sacar Abono Salarial PIS/PASEP no caixa eletrônico

PIS e PASEP são repassados, respectivamente, por Caixa e Banco do Brasil

Esta semana foi marcada pelo depósito do Abono Salarial para novos grupos de trabalhadores com direito ao benefício anual, mas ainda persiste a dúvida sobre como sacar no caixa eletrônico. Hoje (20/01), mostraremos como o processo deve ser feito para PIS e PASEP.

Primeiramente, é necessário destacar que PIS e PASEP são o mesmo benefício, chamado de Abono Salarial, e que está em vigor desde 1990. No entanto, possuem diferenças claras. A principal delas é que o público-alvo de cada um é totalmente distinto.

No caso do PIS, a Caixa Econômica Federal é quem atua como instituição responsável por repassar os valores do benefício para quem tem direito. Ou seja, apenas os trabalhadores com carteira assinada por alguma empresa da iniciativa privada. E que se adequem, é claro, às regras do Abono.

Já o PASEP é operacionalizado exclusivamente pelo Banco do Brasil e é destinado somente para os servidores públicos de órgãos municipais, estaduais e federais. Desde que também cumpram as regras do benefício.

Saiba agora como sacar Abono Salarial PIS/PASEP no caixa eletrônico
Saiba agora como sacar Abono Salarial PIS/PASEP no caixa eletrônico (Foto: Agência Brasil)

Leia mais: Como consultar o abono salarial pelo celular? Saiba tudo

Sacar Abono Salarial no caixa eletrônico

Por serem geridos por bancos públicos diferentes, PIS e PASEP têm formas de saque distintas, com regras impostas por cada uma das instituições financeiras responsáveis pelo repasse.

Primeiramente, é necessário destacar que quem é correntista da Caixa Econômica Federal recebe o PIS diretamente em sua conta corrente e pode realizar o saque normalmente.

Já os correntistas do Banco do Brasil recebem o benefício do PASEP em sua conta corrente ou poupança, também podendo sacar normalmente como qualquer outro tipo de depósito recebido.

Mas, a dúvida existe por parte de quem tem direito ao Abono Salarial, mas não possui conta bancária em nenhuma das duas instituições que operacionalizam os pagamentos.

Entenda como realizar o saque do PIS pela Caixa Econômica Federal

Como destacado acima, correntistas da CEF podem sacar o dinheiro da mesma forma como realizam a retirada de qualquer valor em sua conta corrente.

Nos demais casos, o dinheiro é inicialmente depositado através do Caixa Tem para quem não tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal.

  • Para sacar o Abono Salarial PIS, é necessário comparecer a uma casa lotérica ou a um terminal de autoatendimento da Caixa levando o seu smartphone no qual o aplicativo Caixa Tem está instalado;
  • Neste caso, é necessário acessar o Caixa Tem e procurar pela opção “Saque sem Cartão”. Nela, será gerado um código que irá permitir o saque de qualquer valor disponível no aplicativo através da lotérica ou do caixa eletrônico;
  • Portanto, basta inserir o código mostrado no aplicativo no momento de realizar o saque no terminal de autoatendimento e confirmar a operação.

Não é necessário nenhum documento adicional. Somente o próprio código mostrado no Caixa Tem.

Leia também: O que significa cred abono no Caixa Tem? Entenda em detalhes

E quanto ao saque do PASEP pelo Banco do Brasil?

  • Já a cota do PASEP só pode ser sacada pelo próprio titular do benefício, em uma das agências do Banco do Brasil.

É necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto e solicitar a retirada do dinheiro disponível de Abono Salarial.

Quem recebeu o Abono Salarial nesta semana?

No calendário do PIS, os beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro foram contemplados com o depósito em conta da Caixa ou no Caixa Tem.

Já no cronograma de pagamentos do PASEP, os trabalhadores com final de inscrição número 5 foram aqueles que receberam.

Leia ainda: O que é abono salarial? Veja quem tem direito e como sacar

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies