Saiba como desbloquear o cartão do Bolsa Família de forma simples e segura

Após a ativação, o cartão estará desbloqueado e poderá ser usado para sacar as parcelas mensais

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Como desbloquear o cartão do Bolsa Família – Atualmente, o Bolsa Família atende a mais de 13 milhões de famílias com o repasse mensal de um valor que não é fixo. Dessa forma, beneficiários recém aceitos no programa devem saber desbloquear o cartão. Aprenda hoje (27/10), portanto, como fazer esse desbloqueio de forma segura, simples e gratuita.

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Como desbloquear cartão do Bolsa Família de forma simples e segura; saiba mais
Como desbloquear cartão do Bolsa Família de forma simples e segura; saiba mais – Imagem: Divulgação G1

O cartão é a forma de acesso ao benefício. No entanto, como já é esperado, ele só poderá ser utilizado depois de ativado.

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Como desbloquear cartão do Bolsa Família

Para desbloquear o cartão do Bolsa Família, o beneficiário precisa cumprir duas etapas:

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  • Ligação (agendamento);
  • Comparecimento à agência bancária.

Quando a família é contemplada pelo programa, o cartão do benefício é entregue na residência pelo Correio.

No entanto, para receber o cartão, é preciso que um integrante familiar maior de 18 anos de idade receba o cartão e assine a correspondência. Caso contrário, o cartão não será entregue. Duas outras novas tentativas de entregas serão realizadas.

Ao receber o cartão, o Responsável Familiar (RF) ainda não está apto a receber o benefício, pois é necessário desbloquear o cartão.

Para isso, é necessário ligar para o número 0800 726 0207 e solicitar o desbloqueio e a liberação para o cadastro da senha.

A ligação poderá ser feita por qualquer telefone, seja o aparelho celular ou o telefone fixo. Além disso, a ligação é gratuita e garante a execução da segunda etapa.

Esta consiste em comparecer à Lotérica para cadastrar a senha. Na agência, será solicitado para o beneficiário um documento oficial com foto e o cartão do benefício. O RF ainda assinará o Termo de Responsabilidade de Guarda do cartão.

Após esse procedimento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico e fará a ativação.

Além disso, é possível ativar o cartão em alguma agência da Caixa Econômica Federal. O procedimento é o mesmo, porém não é necessária a apresentação do cartão, mas o documento é indispensável.

Portanto, após a ativação, o cartão estará desbloqueado e poderá ser usado para sacar as parcelas mensais, as quais são determinadas pelo calendário regular do programa.

Tive o benefício aprovado, mas ainda não recebi o cartão, posso sacar a parcela?

A resposta é sim. Caso o benefício tenha sido aprovado, é possível que o RF saque a parcela (caso ela esteja disponível para o saque).

Dessa forma, o valor pode ser retirado usando o Cartão Cidadão ou utilizando a guia bancária junto com um documento oficial com foto.

Já o prazo de entrega pode variar de 30 a 45 dias, após a família receber a correspondência de que entrou no programa.

Neste período, os pagamentos podem ser feitos e o RF poderá ter acesso, desde que siga uma dessas maneiras citadas acima.

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Para ter acesso à guia bancária, basta apresentar a correspondência na unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próxima e comunicar que deseja sacar a parcela, mas ainda não recebeu o cartão.

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