Entenda o que é senha do cidadão e veja como validá-la para receber benefícios

Para que seja possível fazer o pedido do Cartão Cidadão, o interessado deve ter acesso a algum benefício social ou trabalhista

O governo possui alguns programas sociais voltados para a população de baixa renda, incluindo trabalhadores. Dessa forma, o acesso aos benefícios por essas pessoas é facilitado através do Cartão Cidadão. Contudo, de modo semelhante a qualquer outro cartão, é necessário ter uma senha. Assim sendo, o que é senha do cidadão e como é possível fazer a validação dela? A respeito do assunto, o Folha Go explica hoje , 26 de dezembro, com maiores detalhes; confira.

Entenda o que é senha do cidadão e veja como validá-la para receber benefícios
Entenda o que é senha do cidadão e veja como validá-la para receber benefícios. Foto cedida pelo site www.fotoslucrativas.online. Fotógrafo: Valdir Carvalho.

Leia também: Veja como fazer o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão

O que é senha do cidadão?

A senha do cidadão é a forma que o beneficiário tem de usar o Cartão Cidadão para receber benefícios.

O cartão é direcionado para o acesso facilitado de benefícios sociais e trabalhistas disponíveis para saque, como o Bolsa Família, FGTS, seguro-desemprego, PIS, Abono Salarial e outros.

Além disso, o cartão foi pensado para beneficiários que não possuem conta na Caixa Econômica Federal (CEF) ou em outro banco (visto que o seguro-desemprego está sendo depositado em contas pessoais desde julho).

Desse modo, com o Cartão Cidadão, o indivíduo tem mais facilidade de retirar a parcela, pois poderá utilizar caixas eletrônicos e pontos de atendimento diversos.

No entanto, a usabilidade do cartão só é possível após o cadastramento e validação da senha do cidadão.

Instruções para fazer a senha

Com a senha do Cartão Cidadão é possível sacar o benefício trabalhista e/ou social administrado pela CEF disponível em qualquer terminal de autoatendimento: Casas Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e Pontos de Atendimento da Caixa, ou para verificar o saldo e extratos do FGTS, PIS, e outros.

Assim sendo, para fazê-la é necessário ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão e marcar a visita à Lotérica. Lá, o atendente vai requerer o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto que pode ser:

  • Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade (ou modelo digital), Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.), Carteira funcional ou Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Identidade militar;
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Passaporte.

Contudo, caso o beneficiário queira fazer a senha do cidadão na CEF, não precisa apresentar o cartão, basta apenas levar um dos documentos citados acima.

Após a criação da senha, será possível receber as parcelas disponíveis para saque. Sempre que houver benefícios disponíveis, o cartão poderá ser utilizado, pois ele não perde a validade.

Veja ainda: Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet? confira se é possível

Como faço para pedir o Cartão Cidadão

Para que seja possível fazer o pedido do Cartão Cidadão, o interessado deve ter acesso a algum benefício social ou trabalhista.

Desse modo, a emissão do Cartão Cidadão está condicionada à existência de benefícios; ou seja, só é possível fazer o cartão se houver benefício disponível para o saque.

Assim sendo, caso o beneficiário já possua conta na CEF, seja Poupança ou Corrente, não necessita solicitá-lo, pois as parcelas referentes ao benefício são depositadas diretamente na conta pessoal já existente.

Por outro lado, se o beneficiário já possui o benefício disponível para saque e não tem conta na Caixa, deve solicitar o cartão.

Para isso, há duas maneiras possíveis:

  • Ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207;
  • Ir até uma agência bancária conveniada.

Para que o processo seja mais rápido, a Caixa sugere que o interessado esteja com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos.

A numeração é repassada quando o indivíduo se inscreve no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico), por esta razão este cadastro deve estar devidamente atualizado, o que ocorre, obrigatoriamente, a cada dois anos.

Confira: Não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego? Confira as opções

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies