Últimas notícias sobre a possibilidade do 13° do Bolsa Família; fique por dentro

Embora as chances sejam remotas, a possibilidade do 13º do Bolsa Família ser pago se sustenta em um Projeto de Lei

Em 2019, os beneficiários do Bolsa Família receberam uma parcela extra do benefício, chamada de abono natalino, ou ainda 13º. Com o final de 2020 se aproximando, a expectativa da população atendida pelo programa assistencialista é de que o mesmo aconteça este ano. Sendo assim, confira as últimas notícias que o Folha Go traz neste sábado (14/11) acerca da possibilidade do 13º do Bolsa Família.

Últimas notícias sobre a possibilidade do 13° do Bolsa Família; fique por dentro
Últimas notícias sobre a possibilidade do 13° do Bolsa Família; fique por dentro – Imagem: Divulgação G1

O programa é, atualmente, a principal ferramenta de assistência social e financeira que atende pessoas carentes em todo o território nacional. Portanto, saiba mais a respeito do pagamento extra que pode beneficiar mais de 13,5 milhões de famílias.

Leia também: Como fica o Bolsa Família depois do auxílio emergencial? Veja o que se sabe

Entenda as possibilidades do 13º do Bolsa Família em 2020

Pago como forma de compensar a alta inflação do ano passado e cumprir a promessa de campanha do então presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o abono natalino do Bolsa Família poderá ser pago também em 2020.

Embora as chances sejam remotas, a possibilidade do 13º do Bolsa Família ser pago se sustenta em um Projeto de Lei.

Tendo isso em vista, em 28 de outubro, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) elaborou e assinou o Projeto de Lei nº 5061/2020, que atualmente está em tramitação ainda nas casas legislativas.

O PL tem como objetivo tornar o pagamento do abono natalino permanente. Assim, o pagamento do 13º do Bolsa Família começaria de forma contínua já neste ano.

Barbalho pretende, com o PL, alterar a legislação do Bolsa Família (Lei nº 10.836/2004) no que diz respeito ao Art. 2º-B. O texto passará a vigorar, caso o projeto seja aprovado, da seguinte forma:

A parcela de benefício financeiro de que trata o art. 2º relativa ao mês de dezembro será paga em dobro.

Além disso, o senador sugeriu que o Congresso Nacional aprovasse também o crédito suplementar, para a concessão do bônus aos beneficiários em caso de falta ou baixo orçamento.

Portanto, ainda não se sabe se o projeto será aprovado. Com o atual cenário de crise, as chances de aprovação e possibilidades do 13º do Bolsa Família são pequenas, até porque esta não é a primeira medida de ampliação do benefício.

PL 5061/2020 não é a primeira proposta de tornar o 13º do Bolsa Família permanente

O PL do senador Barbalho, não é a primeira tentativa de tornar possível o pagamento permanente do 13º do Bolsa Família.

No início do ano, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também elaborou uma proposta de repetir anualmente o pagamento do abono natalino.

A proposta de Randolfe (para transformar a Medida Provisória 898/2019 em lei) não chegou a ser votada, pois perdeu a validade ainda em março.

Caso tivesse sido aprovada, beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberiam a parcela extra dos respectivos benefícios todos os anos.

A MP chegou a ser aprovada pela comissão mista, porém, deveria passar pelos plenários da Câmara e do Senado, mas devido à postergação por parte de integrantes do legislativo, a medida acabou caducando.

Com o PL do senador Barbalho, o pagamento do recurso em dobro ganha uma nova roupagem e, assim, pode beneficiar os atendidos pelo programa que tanto necessitam do recurso, principalmente em tempos de pandemia.

Veja ainda: Mãe solteira que recebe Bolsa Família vai receber quanto de auxílio? Saiba mais

Por outro lado, o governo pode não aprovar o PL, visto que continuará pagando o auxílio residual à maioria dos beneficiários do Bolsa Família até dezembro.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies