Veja como fazer o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão

Com a Senha Cidadão é possível usar o cartão para sacar o benefício disponível em qualquer terminal de autoatendimento, Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e Pontos de Atendimento da Caixa, ou para verificar o saldo e extratos do FGTS, PIS, e outros

Nesta quinta-feira (19/11), o Folha Go te informa sobre como é possível fazer o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão. Destinado aos beneficiários de programas sociais e trabalhistas que não tenham conta ativa na Caixa Econômica Federal (CEF), o cartão é a forma mais simples e segura de ter acesso aos valores disponíveis para o saque.

Desbloqueio de senha do Cartão Cidadão: saiba agora mesmo como fazer
Desbloqueio de senha do Cartão Cidadão: saiba agora mesmo como fazer
– Imagem: Divulgação Pronatec

Desse modo, para usar o cartão é necessário desbloquear a senha. Saiba como e onde realizar esse processo, bem como solicitar e conferir se existe saldo no Cartão Cidadão.

Leia também: Já é possível desbloquear Cartão Cidadão online? Entenda

Como fazer o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão

De modo semelhante aos outros cartões, seja de benefício, crédito, débito etc., o Cartão Cidadão requer uma senha própria e intransferível. Somente com ela feita, é possível utilizá-lo para receber benefícios.

Desse modo, para desbloquear a senha do cartão, há duas formas possíveis:

  • Agendamento para ir à Lotérica;
  • Sem o cartão na Caixa Econômica Federal mais próxima.

Na primeira opção, o beneficiário deverá ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão no número 0800 726 0207. A ligação é gratuita e disponibiliza os serviços de solicitação do cartão, desbloqueio de senha e demais informações relacionadas.

Na ligação deverá informar que deseja efetuar o desbloqueio de senha do Cartão Cidadão, que é o mesmo procedimento de criar a senha.

O atendente, então, irá agendar a ida do beneficiário até uma Casa Lotérica.

Já na segunda opção, o beneficiário não necessita estar com o cartão em mãos e poderá desbloquear em qualquer agência da CEF.

Como fazer a Senha Cidadão

Com a Senha Cidadão é possível usar o cartão para sacar o benefício disponível em qualquer terminal de autoatendimento, Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e Pontos de Atendimento da Caixa, ou para verificar o saldo e extratos do FGTS, PIS, e outros.

Assim sendo, na Lotérica o atendente vai requerer o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto que pode ser:

  • Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade (ou modelo digital), Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.), Carteira funcional ou Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Identidade militar;
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Passaporte.

Se a criação (desbloqueio) da senha for na CEF, basta apenas levar um dos documentos citados, sem o cartão.

Após a criação da senha, será possível receber as parcelas do benefício. Sempre que houver recursos disponíveis, o cartão poderá ser utilizado, pois ele não perde a validade.

Contudo, a solicitação do cartão, bem como o desbloqueio da senha só serão possíveis se houver benefício disponível para o saque.

Desse modo, é possível saber qual o saldo do cartão sem sair de casa.

Como saber se tem dinheiro para saque pelo Cartão Cidadão

Para saber se tem dinheiro para saque pelo Cartão Cidadão, o interessado pode verificar o saldo sem sair de casa.

Para tanto, há três opções disponíveis:

  • Por meio do site da CEF;
  • Pelo aplicativo disponibilizado para os sistemas Android e iOS;
  • Ou, ainda, pelo telefone 0800 260 207.

Caso o solicitante faça opção por acessar as informações de saldo do Cartão pela Internet, deve preencher um formulário em que fornecerá dados pessoais e, dessa forma, terá que criar uma senha digital.

Veja ainda: Saiba como fazer o pedido do Cartão Cidadão para receber benefícios

Portanto, para saber se tem dinheiro, o interessado pode fazer como nos moldes citados ou comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, visto que o cartão pode ser utilizado em todos os canais de atendimento da instituição.

14º salário dos aposentados foi aprovado? Confira tudo sobre a parcela

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies