Transmissão não ocorre em campo: CBF descarta mudar protocolo de Covid-19

CBF nega que contagio de Covid-19 está acontecendo no campo e descarta mudar protocolo

Nesta ultima sexta-feira dia 20 de novembro, foi confirmado pela CBF que no Brasil, houve mais alguns casos de Covid-19, onde esses casos estão presentes entre os jogadores que disputam os principais torneios do futebol brasileiro.

Mas mesmo com a explosão de casos nas equipes durante a semana, com mais de 30 desfalques de jogadores infectados pela Covid-19, a CBF descartou, por enquanto, fazer mudanças no protocolo antiCovid de seus campeonatos.

O que a CBF diz?

A confederação insiste em dizer que a “Diretriz Técnica Operacional” das competições é eficaz e afirma que não há motivos para rever o protocolo, pois a transmissão do vírus não ocorre em campo e que não há nenhuma evidência que ocorra. Inclusive, o jogador só entra em campo com exame RT-PCR negativo e que dentro do estádio é muito seguro.

Ela também afirma que já aconteceram mais de 200 jogos só na série A e que este aumento de casos na última semana não pode significar imediatamente que seu protocolo não é seguro.

Veja também: Zagueiro Jemerson: mais um jogador do Corinthians testa positivo para Covid-19

O médico da CBF Jorge Pagura afirma também que todos os casos são atualizados e validados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para os representantes da CBF, o aumento de casos não está relacionado a falhas nas recomendações, mas sim ao momento do país. Dizem que o Brasil deu uma flexibilizada no controle da pandemia, e isso se reflete em todos os campos da sociedade.

A CBF através de Jorge Pagura disse:

“Antes, os aeroportos estavam mais vazios, os hotéis que os clubes utilizam estavam mais vazios. Agora não. O país flexibilizou. O contato acaba sendo maior. O que podemos fazer? Reforçar o que sempre falamos: se cuidem. É preciso manter tudo: utilização de máscara, evitar aglomeração, estar sempre fazendo uso do álcool gel para higienização. Nosso protocolo cuida do campo e arca com a testagem do elenco. Mas quem cuida do restante é o clube. Os clubes precisam cuidar dos seus. Se um jogador sai, vai a algum lugar, frequenta uma festa, não é culpa do protocolo”.

Carlos Starling, estudioso dos casos de covid-19 e um dos mais renomados infectologistas do Brasil,  endossa o discurso da confederação brasileira de futebol.

“Não podemos confundir as coisas. Jogadores têm, no máximo, 30 segundos de contato somados durante uma partida. Isso com todos eles testados negativo e em ambiente aberto. Não é um cenário de transmissão. A diretriz estabelecida para a retomada do futebol e adotada até hoje é eficaz”.

Nesta ultima rodada que foi a 21ª do Campeonato Brasileirão de 2020, 37 jogadores não puderam entrar em campo por estarem com Covid-19.

Próxima rodada

Transmissão não ocorre em campo: CBF descarta mudar protocolo de Covid-19/ Foto: CBF
Transmissão não ocorre em campo: CBF descarta mudar protocolo de Covid-19/ Foto: CBF

Na próxima rodada, que será a 22ª e será disputada hoje e no domingo (22), já são 32 desfalques confirmados pelo mesmo motivo. O Palmeiras está sendo o principal prejudicado pela doença neste fim de semana – são 18 casos em meio a esse surto.

Ainda que não estejam satisfeitos, os clubes evitam fazer críticas públicas ao protocolo pois estavam alinhados com a CBF após o lobby para o retorno do Brasileiro no início de agosto e a manutenção do formato padrão com 38 rodadas. Então, os times também não fazem qualquer movimento de pedido de adiamento de jogos.

Na última atualização do acordo em vigor, a confederação, com o aval dos clubes, estabeleceu que só adiaria uma partida caso um dos times participantes não tivesse ao menos 13 jogadores disponíveis para entrar em campo.

Veja também: Médico da CBF diz que os clubes relaxaram com a Covid-19; entenda

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies