Agronegócio você sabe o que é?

Entenda o que acontece no mercado!

0

Você sabe o que é AGRONEGÓCIO? A palavra em inglês agribusiness identifica as atividades agrícolas e industriais exercidas no campo. No Brasil, o setor representa em média 23% (vinte e três por cento) do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O agronegócio é um dos maiores geradores de emprego no Brasil e no mundo, mas vale ressaltar que existe a preocupação quanto a sua maneira de execução, especialmente pela adoção do sistema de produção intensivo, pois ele pode causar danos ao meio-ambiente. Diversos órgãos e entidades vêm se manifestando a favor da sustentabilidade e responsabilidade na cadeia produtiva, pois os danos ao meio ambiente podem ser imensuráveis.

Nos últimos 25 anos, conforme o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a área plantada cresceu cerca de 53% e a produção 260% e a produtividade aumentou 135%. Sem dúvida, o mercado está em grande expansão.

Saiba mais: Pagar NET com cartão de crédito pode ser feito on-line

Saiba quais são os produtos do mercado

No Brasil, os produtos de maior valor no agronegócio são: arroz, algodão em pluma, feijão, milho, complexo soja (grão, farelo e óleo), açúcar, café, laranja, carnes, papel e celulose. O Brasil está em segundo lugar na produção de milho, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

O Brasil se destaca na produção de soja, ficando em primeiro lugar nas vendas, seguido pelos Estados Unidos. Além disso, também fica em segundo lugar na produção de farelo de soja e óleo de soja, cuja liderança é da Argentina. Ademais, o país é líder na produção de cana-de-açúcar. Entre as experiências bem sucedidas de produção, está a celulose e o papel por meio das chamadas florestas plantadas.

Dentre os produtos que também pode-se destacar é a carne bovina, uma vez que ela representa um dos maiores espaços entre os rendimentos para o agronegócio nacional. O rebanho brasileiro é o segundo maior do mundo, liderado pela Índia. Contudo, o país é o primeiro na produção de frango e o quarto de carne suína.

Você precisa ver isso: Plano Plurianual: o instrumento para planejamento governamental ; conheça mais

A carne bovina e o seu crescimento no Brasil

A produção nacional de carne ocorre, em ordem de tamanho do rebanho, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Segundo dados do Ministério da Agricultura, tudo indica que o agronegócio vai continuar a ser um mercado próspero.

Portanto, no Brasil, atuam grandes empresas do agronegócio como a suíça Nestlé e a anglo-holandesa Unilever. No entanto, empresas nacionais como a JBS Friboi e a Brasil Foods cresceram e têm, nas exportações, suas maiores fontes de receitas.

O agronegócio de exportação está indo bem, mas o mercado interno está sofrendo devido à pandemia. O consumidor está mais receoso em seus gastos. Em alguns casos, estão reduzindo o consumo. Assim, a pandemia vêm mostrando como o mercado está em constante mudança. Em tempos difíceis, o agronegócio tem uma boa perspectiva para os próximos anos de acordo com o MAPA.

Veja mais: Passo a passo definitivo de como transferir pelo Pix Bradesco; veja
Comments
Loading...