Ciúmes da mãe: o que fazer quando seu filho passa dos limites

Saiba como controlá-lo sem provocar brigas e traumas entre você e a criança

Crianças com ciúmes da mãe é inevitável e absolutamente normal. O problema é saber lidar com esse sentimento dos filhos. Contudo, o blog Colo de Mãe do Folha Go traz para este sábado, 21/11, algumas dicas que você pode utilizar para não entrar em conflito e piorar a situação.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Visitar O Recém-Nascido: Veja Dicas De Segurança No Hospital E Em Casa

Filho mais velho com ciúmes do pequeno
Filho mais velho com ciúmes do pequeno – Foto: Revista Crescer

Na matéria abaixo, será possível entender mais sobre os sentimentos que cercam o egoísmo da criança com relação à presença da mãe. Dividir a atenção não precisa ser um problema, desde que as atitudes da criança sejam trabalhadas da forma correta. Confira!

Continua depois da publicidade

O problema que carrega o ciúmes da mãe

Há quem diga que o ciúmes é sinal de amor. Por um lado pode até fazer sentido, desde que não passe do limite.

Continua depois da publicidade

O fato é que este sentimento, se não for bem administrado pode causar problemas. Por isso, as crianças têm que saber a controlar as emoções. Aprenda como lidar com as cenas de ciúminhos e quais ações deve tomar.

Quando começa o ciúmes da mãe

Os ciúmes da mãe pode aparecer em qualquer idade. Contudo, a demonstração pode ocorrer depois de dois anos. Assim, à medida que os filhos crescem, o sentimento começa crescer e pode ficar mais exagerado.

Quando estão mais crescidos, por volta dos 5 anos de idade, eles podem manipular com jogos emocionais. Chegam até a se comportar como se ainda fossem um bebê.

Descubra a origem

Os motivos que geram ciúmes na mãe podem ser inúmeros. É preciso identificar a origem, sendo que, entre as mais comuns, estão:

  • Chegada de um novo irmão;
  • Novo namorado da mãe;
  • Outra criança muito próxima.

A criança quando percebe que o amor da mãe está sendo compartilhado com outras pessoas, se sente excluída. Uma vez que o tempo de afeto e carinho reduziu, surge o egoísmo.

Estimule o seu filho a interagir com irmão mais novo, com isso os ciúmes diminui. Foto: Pixabay
Estimule o seu filho a interagir com irmão mais novo, com isso os ciúmes diminui – Foto: Pixabay

Leia Mais: Mães De Primeira Viagem: Confira 7 Dicas Importantes Para Esse Momento

Outras dicas importantes

Além do que citamos, outras ações podem ser tomadas quando o seu filho reagir a alguma situação com uma cena de ciúme. Veja só!

Entenda o seu filho

Após identificar o motivo que está gerando ciúmes na mãe é o momento de se colocar no lugar dele. Dessa forma será possível compreender os seus sentimentos.

Procure identificar se foi apenas um sentimento que apareceu subitamente ou se ele tem uma personalidade ciumenta. No segundo caso, seu filho precisará de ajuda, por conta da predisposição para sofrer.

Estimule o convívio

Coloque um equilíbrio no trato com seus filhos e com outras pessoas para ninguém se sentir excluído. Realize atividades familiares para fortalecer a amizade os laços emocionais entre eles.

Elogie

Os elogios devem fazer parte do dia a dia dos os pais, fazendo muito bem aos filhos. Isso os incentiva a serem pessoas melhores. Festeje o sucesso deles ao invés de sempre repreender pelos seus erros.

Lidar com ciúmes da mãe nem sempre é um bicho de sete cabeças. É preciso ter discernimento para não se enfurecer e acabar gerando conflitos. Tente entender que é natural não querer dividir um amor tão lindo, mas não incentive esse sentimento.

Leia Mais: Saque emergencial do Nubank aumentou; saiba como funciona e como usá-lo


Continua depois da publicidade
Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão aprovados. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.