Medo do parto: como lidar com a situação e vencê-la

Manter a tranquilidade é um ponto essencial para não se deixar abater pela ansiedade

A terapia cognitiva-comportamental é uma das maneiras de lidar com o medo do parto. E se você se encontra nessa situação, a coluna Colo de Mãe, do Folha Go, vai trazer hoje, 21/11, algumas informações de como proceder e vencer esse sentimento desagradável!

Continua depois da publicidade

Confira também: Estrias na gravidez: confira as melhores dicas de como amenizar

Algumas mulheres evitam engravidar por causa do medo do parto e das várias sensações desconfortáveis que a gravidez gera. Outras, já perto de terem o bebê, sentem uma ansiedade extrema ou uma sensação ruim de que algo pode dar errado.

Continua depois da publicidade

Todos esses sentimentos são naturais durante os 9 meses em que se espera o tão sonhado bebê. Afinal, vômitos, aumento de peso, ansiedade, nervosismo, sintomas, mudanças corporais, etc., fazem parte dessa etapa da vida.

Continue com a leitura para entender mais a respeito. Com certeza você vai absorver informações que te trarão tranquilidade para passar pelo momento mais lindo de sua vida!

Continua depois da publicidade

Medo do parto: o que é e como lidar?

Muitas grávidas possuem “fobias” ao imaginarem o momento de darem a luz. Com isso, ficam extremamente nervosas, depressivas, com o medo as dominando.

Assim, chamamos esse fenômeno de Tocofobia: medo excessivo ou fobia do parto. Entretanto, é possível vencer o problema aprendendo algumas formas de lidar com a situação.

Terapia cognitiva-comportamental é uma das formas de lidar e vencer
Terapia cognitiva-comportamental é uma das formas de lidar e vencer

A gravidez é uma benção e o nascimento de um bebê é um milagre! Por essa razão, se você está com medo, saiba que é possível passar por isso sem entrar em colapso emocional. Veja a seguir algumas práticas do que fazer:

  • Fale de seus medos ao seu médico e todas as preocupações que está sentindo. Não guarde para você mesma! Enfim, abra o seu coração que o medo diminuirá;
  • Reconheça o seu medo do parto, pois essa atitude faz toda a diferença em conseguir forças para lidar com ele;
  • Participe de um treinamento para o parto, pois ali obterá todas as informações sobre esse assunto. É possível se tornar uma mulher mais tranquila e confiante.

Escolha as pessoas certas, de confiança, para ficar com você no dia do parto. Isso também a tranquilizará!

Como superar o medo do parto: 3 dicas rápidas

Supere o medo do parto com estas 3 dicas. Lembre-se que são fornecidas por especialistas em maternidade, portanto, possuem bons fundamentos.

Ademais, confira também: O Verão Está Chegando! Confira Os 5 Cuidados Com Bebês Em Dias Quentes

1.Filtre as conversas sobre o parto

Há centenas de informações distorcidas e equivocadas. Então, filtre as conversas com as amigas, os familiares, os colegas de trabalho.

Até porque, as mulheres são únicas, individuais, e cada possui suas próprias experiências. Na dúvida, pergunte de seu médico.

2.Pratique atividades relaxantes

A meditação e a caminhada são atividades relaxantes, tanto para manter o corpo saudável como a mente. Então, pratique-as!

3.Participe de uma terapia cognitiva-comportamental

Receba aconselhamento em uma terapia cognitiva-comportamental para lhe ajudar a vencer o medo do parto. Nessa terapia, você receberá conselhos, apoio, suporte, esclarecimento e tudo que precisa para ter uma gravidez tranquila.

O medo do parto é real, mas não deixe que ele te domine. Transforme esse receio em força e tenha realmente um momento mágico com o nascimento do seu filho.

Portanto, você vai gostar de ler: Mães de primeira viagem: confira 7 dicas importantes para esse momento


Continua depois da publicidade
Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão aprovados. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.