Conheça os 5 erros mais comuns no CV e aprenda a evita-los

Um bom currículo é o primeiro passo para conseguir o emprego dos sonhos, afinal ele será o primeiro contato do recrutador com você, e por isso é tão importante que seja um bom primeiro contato. Mas, apesar da importância desse documento muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer um currículo e acabam cometendo erros bobos.

Por isso trouxemos os 5 erros mais comuns, para você ficar atento, na hora de elaborar um CV e como evita-los…

  • Confundir objetivo profissional com apresentação

Esse é um dos erros mais comuns na hora do curriculum porque as pessoas acabam usando a parte de “objetivo profissional” para se apresentarem à empresa, e com isso se delongam escrevendo sobre toda a sua vida.

Então para não cometer esse erro lembre-se de ser suscinto, foque em descrever apenas o cargo que deseja e também o nível de interesse.

  • Erros de português

Outra coisa bastante frequente dentro dos currículos são os erros gramaticais, erros de digitação, etc.

Esse é um problema bem grave, pois o CV é sim um documento importante e ao conter erros de português o recrutador pressupõe descuido profissional da sua parte, ou seja, vai prejudicar a sua contratação.

Então, leia, releia, peça a familiares e amigos para conferir novamente e certifique-se de que nenhum errinho ficou no documento.

  • Mentiras no currículo

Erros de português e confusão entre objetivo profissional e apresentação são erros graves, mas o pior erro é realmente a mentira no currículo.

A mentira pode até passar nas primeiras fases do recrutamento, mas hora ou outra, vai acabar sendo descoberta.

Então use a sinceridade e corra das mentiras para não ser prejudicado futuramente, caso você consiga a vaga. Se não fala inglês, não coloque que é fluente, se não têm domínio em ferramentas digitais seja sincero e não coloque pleno domínio sobre as mesmas.

  • Formatação do currículo

Não basta apenas o conteúdo do seu currículo, o recrutador também ficará atento à formatação usada no mesmo. Não precisa ser nada super elaborado, mas tem que se atentar a algumas coisas básicas como o tamanho da letra usada, que não deve ser nem enorme e nem minúscula, mas compatível com a leitura.

A quantidade de fontes utilizadas também pode deixar o recrutador confuso e com dificuldade para ler. Lembre-se que o currículo é um documento importante, então trate-o como tal, evite as fontes cursivas ou com demasiados “enfeites”, prefira sempre fontes mais sóbrias e sérias, afinal é um documento sério.

  • Desprezar a sua formação ou experiência

Uma dúvida bastante recorrente é a cerca da quantidade de experiência ideal para se colocar no currículo. A verdade é que não há regra, mas o ideal é que você não retroceda além de 10 a 15 anos, pois uma experiência tão antiga assim não é relevante para o recrutador.

Todos os cargos devem estar alinhados cronologicamente (no sentido do emprego mais recente para o mais antigo) de forma organizada e suscinta, claro. Não se esqueça de colocar o cargo que exerceu, o tempo que permaneceu no emprego e quais as funções e habilidades desenvolvidas.

Agora que já conhece os principais erros na hora de elaborar um CV e já sabe também como evita-los, é hora de pôr a mão na massa e construir um currículo arrematador!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies