Financeira de Cuiabá enganava clientes e prometia quitar dívidas

Empresa é alvo de ação da Polícia Civil e do Procon; multa passa dos R$ 411 mil

São José dos Campos-SP, segunda-feira, 2 de setembro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Uma ação entre a Polícia Civil e o Procon de Cuiabá, nesta segunda-feira (2), suspendeu os serviços de uma empresa de assessoria financeira na capital do Mato Grosso. Entre outras coisas, a financeira oferecia descontos de até 90% no valor de dívidas e financiamentos aos consumidores.

De acordo com dados da Decon (Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor), os consumidores já registraram 119 boletins de ocorrências contra a empresa financeira de Cuiabá. Além disso, existem mais de 200 processos abertos contra essa empresa.

Após essa constatação, a Decon instaurou inquérito contra os proprietários da empresa por crimes contra a relação de consumo, lavagem de dinheiro e outros. Caso sejam condenados, podem pegar mais de 20 anos e previsão.

Financeira funcionava desde 2020

Financeira de Cuiabá enganava clientes e prometia quitar dívidas. Fotos: Divulgação Polícia Civil
Financeira de Cuiabá enganava clientes e prometia quitar dívidas. Fotos: Divulgação Polícia Civil

Ainda segundo a polícia e o Procon, a empresa financeira, fundada em 2020, é acusada de veicular propaganda enganosa em grandes veículos de comunicação de Cuiabá. Assim, conseguia passar uma imagem de credibilidade.

Nos últimos quatro anos, essa financeira funcionava até mesmo aos sábados e em alguns feriados. E, mesmo com as promessas dequitação de dívidas, não contava com nenhum corpo técnico para realizar os procedimentos.

Entre outras coisas, a empresa investigava prometia os descontos de até 90% sem ter como garantir. E ainda fazia os consumidores pararem de pagar boletos e faturas de cartões para forçar os bancos a negociarem as dívidas.

Contudo, isso apenas aumentava anda mais o problema dos consumidores endividados em Cuiabá.  O delegado da Decon, Rogério Ferreira, destacou que isso ainda causava os nomes negativados das vítimas.

“Aposentados, pensionistas e motoristas de veículos de transporte por aplicativo, como o Uber e a 99, eram os principais clientes da empresa, havendo inúmeros casos de consumidores que tiveram seus veículos apreendidos ou que foram obrigados a renegociar suas dívidas diretamente com as instituições financeiras, tendo ocorrido até apreensão de veículo de transporte por aplicativo no trânsito e com o passageiro da corrida no automóvel”

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Multa da empresa passa dos 400 mil

O Procon de Cuiabá informou ainda que multou a empresa financeira em R$ 411 mil pelas irregularidades. Além disso, protocolou uma ação civil pública junto ao Ministério Público Estadual.

Agora, os consumidores lesados pela empresa de assessoria financeira esperam algum tipo de ressarcimento. No entanto, não têm garantia de que terão os pagamentos devolvidos.

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