Regina Duarte vai parar nos assuntos mais comentados na web após pedido de desculpas

Internautas dividiram opiniões sobre o assunto

-- Continuar depois da publicidade --

Neste sábado (08), a ex-secretária da Cultura, Regina Duarte, tornou-se um dos assuntos mais comentados da web. O motivo? A também atriz resolveu se pronunciar após ter divulgado uma fake news sobre o patrimônio da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, no começo do ano passado. 

A fake news em questão afirmava que foram encontrados R$ 256 milhões nas contas de Marisa Letícia. Contudo, o saldo era, na verdade, R$ 26 mil. O erro aconteceu por conta de um juiz que confundia a quantia aplicada em CDBs com debêntures de outra natureza. Por conta dessa acusação, Regina Duarte foi condenada pela 12ª Vara Cível de Brasília.

-- Continuar depois da publicidade --

Na publicação, Regina Duarte escreveu: “no dia 11 de April de 2020, reproduzi no meu Instagram uma informação sobre o inventário do patrimônio da falecida D. Marisa Letícia Lula da Silva que apesar de ter sido obtida de fontes oficiais públicas e amplamente divulgada por meios de comunicação, veio posteriormente a revelar-se errada e eventualmente corrigida pelos órgãos judiciais relevantes”.

A atriz confessou que, assim que tomou conhecimento de que a informação partilhada estava incorreta, ela apagou voluntariamente a postagem do seu Instagram. Regina também afirmou que nunca foi sua intenção divulgar uma inverdade ou propagar fake news.

“Infelizmente, neste caso, fui induzida a erro e quero por isso estender, pelo sucedido, um sincero pedido de desculpas à memória de D. Marisa Letícia e a sua família”, complementou, esclarecendo que se manteve em silêncio sobre este assunto durante o último ano porque um processo judicial sobre a publicação estava decorrendo. Assim, precisou aguardar pela sentença, que agora foi publicada e partilhada por ela logo em seguida.

Regina Duarte enfatizou que, como cidadã brasileira e acérrima defensora de um Estado democrático e plural, ela considera a sentença do Juiz Manuel Eduardo Pedroso Barros paradigmática e exemplar no que remete à defesa da liberdade de expressão
e, também, reveladora sobre o perigo das fake news na sociedade.

-- Continuar depois da publicidade --

A ex-secretária da Cultura finalizou a publicação pedindo desculpas: “finalizo agora, reiterando os meus sinceros pedidos de desculpas a quem eventualmente eu possa ter ofendido”.

Decisão do juiz sobre o caso de Regina Duarte dá o que falar na web

O resultado da sentença de Regina Duarte vem dando o que falar na web e, também, dividindo a opinião dos internautas. Muitos deles afirmaram que a atriz somente pediu desculpas porque assim consta da decisão tomada no tribunal: “só pediu desculpas porque foi condenada a pedir. Nada de novo sob o sol”, afirmou um deles.

Outros, por sua vez, confessaram que acreditam que Regina Duarte está realmente arrependida da publicação realizada. Além disso, ressaltaram que ela não sabia da veracidade das informações.

Comentário da redatora

Atualmente, muito tem se falado sobre a fake news. Diversos órgãos do governo e meios de comunicação estão pedindo para que todos chequem, atentamente, todas as informações antes que sejam compartilhadas em suas redes sociais. Afinal, como pode ser observado nesse post, propagar fake news pode trazer muitas consequências para a sua vida pessoal e para a sociedade como um todo.

 

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...