Seus dados estão em avaliação: entenda a mensagem mostrada no Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem foi criado para facilitar o pagamento do benefício de auxílio emergencial, mas por vezes causa transtornos com uma série de erros que dificultam a sua utilização. Uma das mensagens que muitas vezes aparecem nas redes sociais é: “seus dados estão em avaliação”.

Desde o seu lançamento, no mês de abril, o Caixa Tem coleciona críticas por parte dos seus milhões de usuários devido à instabilidade, erros e travamentos constantes.

Seus dados estão em avaliação: entenda a mensagem mostrada no Caixa Tem
Seus dados estão em avaliação: entenda a mensagem mostrada no Caixa Tem (Foto: aplicativo Caixa Tem)

Voltado para o público de baixa renda, que recebe benefícios sociais do governo, e trabalhadores que recebem FGTS, a poupança social digital é criada automaticamente pela Caixa para os cidadãos com direito a um dos serviços.

Contudo, em meio a um momento de crise causado pela pandemia de coronavírus, o aplicativo e seus usuários também são alvos certos de cibercrimonosos.

Por essa razão, a Caixa Econômica Federal tem utilizado estratégias para ter certeza de que alguns cadastros suspeitos são de fato verdadeiros.

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Seus dados estão em avaliação: por que essa mensagem é mostrada?

Essa mensagem é uma medida tomada pela CEF com o intuito de diminuir a ação de criminosos que conseguem acessar poupanças de CPFs com direito ao benefício.

Ou até mesmo conseguir vincular mais de um CPF ao mesmo celular. Assim, obtendo vantagem em cima de cidadãos que de fato são os beneficiários do dinheiro repassado pelo governo.

Sendo assim, nos casos nos quais há suspeita de fraude a Caixa bloqueia o acesso ao dinheiro da poupança social e obriga o usuário a clicar na opção “Liberar acesso”.

Ao clicar em “realizar seu primeiro acesso”, a mensagem que o aplicativo mostra é justamente de que os dados estão sob avaliação.

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O que fazer para resolver essa situação?

A posição da Caixa Econômica Federal sobre o assunto é mostrada dentro do próprio aplicativo.

Junto à mensagem de que os dados estão sendo reavaliados, o usuário também recebe a resposta de que deve tentar novamente mais tarde.

Para liberar novamente o acesso, a Caixa pode destravar as funcionalidades e permitir o uso normal do aplicativo se não constatar nenhuma irregularidade.

Mas, se uma pendência, erro cadastral ou suspeita de fraude for constatada o aplicativo enviará um link que irá redirecionar o usuário ao Whatsapp, onde terá que informar e provar novamente ser o dono dos dados informados.

Portanto, não há nada a ser feito antes de o próprio Caixa Tem dar uma resposta definitiva sobre os dados que estão sendo avaliados.

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