Em parceria com a Embrapa, o MAPA lança o Pronasolos

A ferramenta digital tem como promessa melhorar o conhecimento sobre os solos brasileiros e facilitar o trabalho do produtor rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou uma plataforma digital, o Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos). Com a capacidade de trazer para o produtor rural maior conhecimento das características dos solos brasileiros.

Desta forma, a plataforma digital do Pronasolos tem, em seu portfólio, um sistema com diversas informações geográficas e geológicas sobre os principais solos do Brasil. Com isso, o produtor pode conhecer como manejar o solo de sua propriedade e lançar mão de estratégias eficientes para aumento da produtividade. 

Na verdade, todo o conteúdo produzido e disponível no site do Pronasolos será útil para o uso das secretarias de agricultura, estudantes, agricultores e demais profissionais com contato direto com o setor produtivo.

Portanto, o objetivo do Pronasolos é justamente disponibilizar o conhecimento necessário para que o setor produtivo desenvolva melhor o potencial agrícola dos mais diferentes solos do país. A consequência disso é o desenvolvimento de sistemas de plantios inovadores, que respeitam as características do solos e dos ecossistemas regionais.  

Conhecendo mais a plataforma do Pronasolos

Pronasolos
Reprodução: site do Pronasolos, Embrapa.

De acordo com Petula Ponciano, da Embrapa Solos, o Programa Pronasolos “nos mostra como é possível transformarmos sombreamento entre instituições em sinergia”Portanto, Ponciano aponta que “ele é fruto de um arranjo institucional colaborativo, que inclui a iniciativa privada e a sociedade civil”

Ainda para Ponciano, “com base nesse arranjo é que foi construída a versão 1.0 da plataforma tecnológica, que ainda terá muitas funcionalidades a serem desenvolvidas ao longo do tempo”. 

A plataforma digital reúne informações sobre os solos brasileiros por meio de diversas instituições de pesquisa. Por isso, os mapas por ele construídos estão em constante atualizações para facilitar o trabalho dos pesquisadores, produtores e interessados. 

Diante de tanta inovação, a ministra da agricultura Teresa Cristina, comemorou a integração das instituições de pesquisa com o MAPA para a construção do Pronasolos. De acordo com a ministra, “a ciência é que pode desmentir uma série de mitos que são colocados contra a agricultura brasileira”. 

Ainda segundo Teresa Cristina, “cada vez que se oferece uma ferramenta como esta, mostramos o que é a nossa produção de alimentos para o Brasil e o mundo”

Como acessar o Pronasolos

Todos os interessados em compreender melhor sobre as características dos solos brasileiros, podem acessar site do Programa. Pelo site, o cidadão pode acessar diretamente a plataforma e ter acesso a todo conteúdo produzido pelas instituições de pesquisas parceiras do MAPA.

Comments
Loading...