Goleiro artilheiro: saiba quem são os 10 maiores da história do futebol

Contratados ou convocados para defender as metas de seus clubes e seleções, estes goleiros ousaram e se tornaram artilheiros; confira o Top 10

Arqueiro, guarda-redes ou simplesmente goleiro: posição polêmica e de certa infâmia no futebol, estes goleiros quebraram preconteitos e saíram das suas metas para marcarem gols pelos clubes e seleções que defenderam. Conheça o Top 10 dos goleiros artilheiros na história do futebol.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Firmes e fortes: conheça os times que não trocaram de técnico neste Brasileirão

10º Lugar: Dragan Pantelic – 26 gols

O décimo colocado da nossa lista é o sérvio Pantelic. O goleiro esteve vinte anos em atividade, começando profissionalmente em 1969 no FK Lesnica, e se aposentando em 1989 no Radnicki Nis; ambos clubes da extinta Iugoslávia, hoje do futebol sérvio.

O atleta ainda chegou a defender as cores do Bordeaux, da França, em seu auge. Ainda assim, Pantelic defendeu a seleção iugoslava em 19 partidas e esteve entre os convocados da Copa de 1982, na Espanha.

Continua depois da publicidade

9º Lugar – Fernando Patterson – 26 gols

Empatado em gols, mas na frente por ter precisado entrar em campo menos vezes, o costarriquenho Patterson ocupa a nona colocação. Assim, Patterson guardou metas entre 1989 e 2013; encerrando sua carreira pelo Xelaju, time da primeira divisão da Guatemala.

8º Lugar – Misael Alfaro – 31 gols

Por outro lado, a América Central segue na nossa lista com o salvadorenho Alfaro ocupando o oitavo lugar. Alfaro jogou profissionalmente de 1988 a 2010, se aposentando quando defendia as cores do Isidro Metapán, de El Salvador. Além disso, defendeu a seleção salvadorenha em três edições da Copa Ouro.

7º Lugar – Hans-Jorg Butt – 32 gols

O alemão Butt jogou por grandes equipes da Bundesliga, como o Bayer Leverkusen e Bayern de Munique; além de ter atuado pelo lusitano Benfica. Ele vestiu a camisa da seleção nacional em quatro oportunidades. Aposentou-se em 2012, jogando pelo Bayern.

6º Lugar – René Higuita –  41 gols

Goleiro artilheiro: saiba quem são os 10 maiores da história do futebol. Imagem: Reprodução/Acervo Conmebol
Goleiro artilheiro: saiba quem são os 10 maiores da história do futebol. Imagem: Reprodução/Acervo Conmebol

O carismático colombiano Higuita é sinônimo de representatividade para os adeptos das luvas. Assim como “elástico”, “lambreta”, “lençol” e outros nomes batizam firulas e dribles dos jogadores, o goleiro batizou a sua inventada “defesa escorpião“. Brincadeiras à parte, Higuita defendeu a seleção Colômbia em 68 jogos e foi à Copa de 1990, na Itália.

5 º Lugar – Márcio – 43 gols

Com dois gols a frente do icônico colombiano Higuita está o sergipano Márcio Luiz Santos. Assim, Márcio defendou clubes do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, e conseguiu se encaixar entre os goleiros artilheiros na história do futebol. Portanto, a carreira de Márcio tem passagens pelo Bahia, Fortaleza, Atlético-GO e Goiânia.

4º Lugar – Johnny Vegas – 45 gols

Ainda em atividade, o peruano Johnny Vegas é mais um dos sul-americanos na lista dos goleiros artilheiros. Assim, atualmente Vegas defende as cores do Universidad Técnica de Cajamarca, na primeira divisão do futebol no Peru.

3º Lugar – Jorge Campos – 46 gols

O bronze é outro nome conhecido na história do futebol mundial, o mexicano Jorge Campos jogou em todas as posições que você pode imaginar nos gramados Entretanto, foi como goleiro (e artilheiro) que se imortalizou no esporte.

Certamente com uma baixa estatura para a posição, Jorge Campos foi goleiro de sua seleção durante mais de uma década, estando debaixo da trave em 130 jogos. Além, claro, de ter sido titular absoluto nas Copas de 1994 e 1998.

2º Lugar – Chilavert – 67 gols

De volta aos sul-americanos, o paraguaio José Luiz Chilavert é mais um a compor a lista de goleiros artilheiros. Assim, a prata pertence ao guarda redes que defendeu tradicionais clubes na América do Sul e na Europa, além de ser titular da seleção do Paraguai entre 1989 e 2003.

Portanto, é importante lembrar que ainda são de Chilavert outros dois recordes: o único goleiro a fazer um hat-trick na história; e o goleiro a marcar mais gols por sua seleção em todos os tempos (8 gols).

1º Lugar Rogério Ceni – 131 gols

Assim, encerramos nosso Top 10 com o brasileiro Rogério Ceni, o maior goleiro artilheiro da história do futebol. Idolatrado no São Paulo, Ceni era um exímio cobrador de faltas e um ótimo batedor de pênaltis.

Além do tricolor paulista, Ceni defendeu a Seleção Brasileira em 18 jogos durante sua carreira como atleta. Hoje, o premiado e respeitado goleiro transformou-se num treinador de sucesso, por onde já teve passagens por importantes clubes brasileiros.

E você, o que achou da nossa lista? Alguma sugestão de Top 10? Comente, fale com a gente!


Continua depois da publicidade
Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão aprovados. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.