Aprenda 5 dicas para cuidar de plantas que estão morrendo e recuperá-las rapidamente

Pode até parecer impossível mais tem como recuperar as plantas que estão morrendo

Não se desespere, tem como recuperar aquelas plantas que estão morrendo, caso você não saiba mais o que fazer. Pensando nisso, a coluna News Cotidiano do Folha Go, desta quarta-feira, 22/09, vai ensinar como cuidar de plantas e recuperá-las com truques caseiros que dão super certo. Vem descobrir no post de hoje.

Leia mais em: Como Combinar Roupas E Sapatilhas Sem Achatar O Visual: 5 Dicas Para Alongar

Como cuidar das plantas que estão morrendo

como cuidar de plantas murchando
As plantas trazem vida para qualquer ambiente, mas é preciso cuidados diários | Canva

Se a sua planta está morrendo saiba que tem como reanimar. As plantas trazem vida para qualquer ambiente. E se de repente aquela plantinha que você cuida com tantos carinhos começa murchar e apresentar manchas, é hora de tomar providências.

Contudo, mesmo com estes sinais de que ela vai morrer, tem maneiras de salvar as plantas que estão morrendo. Portanto, veja as dicas que separamos para que você consiga dar vida novamente para elas.

Trocar o vaso é uma dica que recupera as plantas que estão morrendo assim, a plantinha deve estar precisando mudar. Deste modo,  assim como os seres humanos, mudar de espaço pode fazer bem para elas. 

Dessa forma, escolha um vaso novo, maior que o anterior para que as raízes cresçam mais fortes.

Veja também: Como Cultivar A Planta Jiboia No Banheiro Para Decorar O Ambiente

Alimente as plantas que estão morrendo

As plantas que estão morrendo precisam de alimento para ficar saudáveis, então, pegue a terra antiga e misture com adubos de qualidade, uma sugestão é utilizar a borra de café.

Além disso, existem outros adubos orgânicos como cascas de ovos, frutas, verduras e legumes. Todos eles auxiliam a deixar a terra a ficar mais fortificada.

Sol com moderação

cuidar de planta e expor ao sol
Afinal, aposte no sol da manhã que é menos quente.

O sol é essencial assim como à terra e a umidade, no entanto, quando a planta está fragilizada o melhor caminho é expor o menos possível.

Procure não deixá-la em contato direto com sol forte e muito quente, pois, a situação da plantinha vai piorar ainda mais. Aposte no sol da manhã, pois, ela vai ficar por um período um pouco mais curto e mesmo quente.

Água em excesso

Tudo que é demais faz mal para as plantas, então, evite deixar os vasos excessivamente úmidos. Sendo assim, não exagere na água. Para cada período do ano, as plantas devem ser regadas de maneira diferente. Por exemplo, em períodos mais secos, com mais água.

Já no clima mais úmido não precisa regar com a mesma quantidade de antes, pois, assim, as plantas que estão morrendo não sobrevivem.

Plantas estão morrendo por conta das pragas

Elimine as pragas das folhas, e caules. Se as plantas estão morrendo pode ser que haja pulgões ou fungos sufocando-as. Estes bichinhos parecem inofensivos, porém, geram muitos problemas.

Eles causam desequilíbrios, então cuidado quando estiver mexendo nas plantas. Afinal, é melhor não usar tesouras sem estar esterilizadas. Assim como deixar as plantas próximo de lixos, isso abre caminho para que esses microrganismos proliferem.

Leia mais: Misturinha Caseira Para Limpar Vidros E Espelhos De Forma Prática E Eficiente

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...