Aprenda como se organizar para ser mais produtiva nas tarefas domésticas

Seja dona do seu tempo para ter mais tranquilidade no dia a dia

Se você anda com a agenda cheia e ainda precisa arrumar tempo para cuidar das tarefas domésticas, hoje (11/09) você vai aprender aqui na News Cotidiano como se organizar para ter um dia a dia mais produtivo e com menos acúmulo de tarefas. E nesse post do Folha Go, você vai  aprender como tomar a rédea do seu tempo e fazer mais pelo seu bem estar.

Leia mais: Veja dicas e saiba como organizar a rotina semanal de limpeza da casa

As tarefas domésticas fazem parte do compromisso diário de todas as pessoas que gerenciam uma casa. Em outras palavras, elas precisam ser feitas de qualquer maneira.

Então, se você anda atarefada e está buscando alternativas para ser mais produtiva com as tarefas domésticas, esse post vai ensinar como se organizar.

Veja como se organizar para conciliar as tarefas e aumentar a produtividade

Ser produtiva e dar conta de fazer todas as tarefas planejadas para o dia é ótimo. Entretanto, isso pode cansar você.

Precisar dar conta de tantas responsabilidades pode sobrecarregar e causar uma grande canseira física e mental.

Portanto, saber como se organizar para o dia a dia é essencial, e com as dicas que vamos compartilhar abaixo, você vai ver como sua rotina vai mudar.

Veja como se organizar com a limpeza de casa | Canva Pro

Faça um cronograma de tarefas domésticas

Se a questão é tempo para conciliar as demais responsabilidades da vida com as tarefas domesticas, então, a primeira dica é: organize tudo o que precisa ser feito em casa.

Comece com uma lista geral de todas as tarefas que precisam ser feitas. Por exemplo, limpar armários, lavar roupa, varrer e tirar pó.

Depois, dividida as tarefas que precisam ser feitas diariamente, semanal e mensal, assim, você já cria uma agenda para os deveres domésticos.

Tire um dia da semana para a limpeza pesada

Além de construir um cronograma de limpeza, também indicamos que você tire um dia da semana para a limpeza mais pesada e demorada. Por exemplo, lavar roupa.

Além da sua disponibilidade, tente fazer com esse dia seja logo no início da semana, pois assim, você já limpa a casa após o final de semana e ela ficará limpa pelos restos dos dias.

Como se organizar: faça manutenção diária

organizar rotina doméstica
Assim, escolha de um dia para a limpeza mais pesada | Canva

A criação do cronograma de limpeza e a escolha de um dia para a limpeza mais pesada é justamente para que no decorrer da semana, a casa permaneça limpa.

Então, para que esse roteiro de como se organizar funcione você precisa colocar a manutenção como hábito diário.

Na manutenção, você vai manter a casa sempre organizada. Por exemplo, sempre guardar os sapatos quando chegar em casa ou guardar objetos fora do lugar.

Você também pode dar uma limpada rápida no banheiro antes de entrar no banho e manter a pia limpa após as refeições.

Em outras palavras, na manutenção você vai usar alguns minutos do seu dia para manter a casa em ordem, assim, seguir o cronograma de limpeza vai ficar mais fácil.

Além disso, com a manutenção, o dia da limpeza mais pesada não vai ter tanto trabalho assim.

Veja também: Como organizar muita coisa em pouco espaço com suporte de parede e de chão

E que tal agilizar a organização do alimentos,  já deixando tudo á mão quando precisar consumir? Aprenda o passo a passo no vídeo.

Comments
Loading...