Cearense de coração, sou formada em Filosofia pela Universidade Federal do Cariri e pós graduada em Letras. Há quase...

Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão

Planta é matéria prima brasileira para peças lindas e comercializadas internacionalmente

0

Não é novidade que o Brasil é um imenso berço cultural. Por ter um território extenso, alguns Estados são maiores do que países europeus. Assim, práticas culturais e costumes são inúmeros e diversificados. Tendo isso em vista, o Blog WebNews do Folha Go, hoje  (30/05), esse artigo sobre o artesanato com capim dourado, típico do Jalapão no Tocantins.

Além de ser uma fonte econômica para à população da região, esse tipo de artesanato tem uma beleza única, e valor cultural reconhecido mundialmente. Então, conheça um pouco mais sobre à prática e se inspire nas peças.

-- Continuar depois da publicidade --

Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão
Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão – Imagem: Divulgação pensamentoverde

Leia ainda: Produtos Veganos e Cruelty Free: veja as diferenças nos produtos de beleza e conheça algumas marcas

Artesanato com capim dourado: beleza e sustento

Pois bem, o artesanato com capim dourado é, antes de qualquer coisa, o sustento de muitas famílias que brota, literalmente do solo.

Por si só, o Jalapão, um dos remanescentes de cerrado, mais preservados do país, oferece belezas impressionantes. E de mesmo modo, é também um local muito visitado por turistas do mundo todo.

Dessa forma, desde 1920 o capim dourado já era utilizado pelos índios xerentes. ora, eles  usavam para fazer cestos e amarrar diversos objetos. Atualmente, esse item tão bonito, e que é oferecido pela natureza, possibilita a criação de belas peças de artesanato.

Uso de matéria-prima consciente rende belas peças

No entanto, essa matéria-prima é usada de forma consciente e ecológica. Pois o capim só é colhido depois que as sementes já se espalharam pelo campo. Além disso, é colhido uma vez por ano, geralmente no mês de setembro.

Ora, após um processo padronizado e por etapas, o capim dourado se torna matéria-prima para diversas peças de artesanato. Em mesmos sentido, para criação de bijuterias. Saiba que, os acessórios como brincos, colares, pulseiras e bolsas podem variar de preço, entre R$ 25,00 a R$ 200,00.

-- Continuar depois da publicidade --

Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão
Artesanato com capim dourado; conheça essa beleza que é a joia do Jalapão – Imagem: Divulgação pinterest

Portanto, com técnicas próprias, de mãos artesãs, e que conhecem passo a passo, o fio dourado ganha forma. E encanta principalmente por seu brilho incomparável.

A arte é produzida ao som da música

Por se tratar de um costume econômico e cultural, praticamente todas as mulheres de uma mesma família trabalham na arte com o capim dourado. Assim, é comum que elas se reúnam e cantem. Isso mesmo, cantar é um costume que acompanha a criação das peças.

Segundo o blog Artesanato na Rede, a música entoada pelas artesãs é quase um mantra:

[…] nosso Jalapão tem algo que eu não posso deixar de falar/ É do lindo capim dourado que devemos preservar/ Colhendo na época certa e deixando a semente no seu lugar/ Para que o lindo capim dourado continue a brilhar.

Portanto, o capim dourado, é uma espécie de sempre-viva, ou planta muito resistente. E mesmo depois de colhida, pode ser manuseada e adquirir outros formatos. Assim serve  para criar peças únicas e requintadas.

Dessa forma, ao ir ao Jalapão, não deixe de conferir o artesanato com capim dourado. Afinal, lá é produzido em comunidades Quilombolas. Então  vale a pena a visita, especialmente no povoado Mumbuca, localizado próximo da cidade de Mateiros.

Veja também: Confira agora mesmo 5 dicas para a franja crescer mais rápido

Dicas de decoração

Pois bem, a entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...