Artesanato com corda de sisal: aprenda essa técnica para decoração

Deixe sua imaginação livre e crie diversas peças decoradas com sisal.

O artesanato com corda de sisal é daqueles que sempre teve destaque na arte da decoração brasileira. Para começar, porque é um estilo de artesanato bem fácil de fazer, e ainda porque se utiliza de materiais ecológicos. Portanto, sem causar impacto negativo ao meio ambiente. Pensando nisso, hoje (21/05), o Webnews do Folha Go traz um pouco dessa técnica e dá dicas para te inspirar a fazer.

O que é o sisal: aprenda aqui

Para saber mais sobre artesanato com corda de sisal, vamos descrever os principais materiais utilizados para te trazer inspiração. Mas primeiramente vamos responder: o que é sisal?

Ora, muito se fala em artesanato com corda de sisal, mas você sabe o que é o sisal? Pois bem, sisal vem de uma planta, originária do México, mas que também é bastante cultivada no Brasil.

Essa planta produz diversos tipos de fios, fibrosos, com os quais são feitas as cordas de sisal. Inclusive, a palavra sisal, pode tanto se referir à própria planta, quanto à fibra derivada da planta.

Leia aqui: Artesanato fácil: saiba como fazer um porta vaso em macramê

Por que o sisal é tão utilizado no artesanato

Artesanato com corda de sisal
Artesanato com corda de sisal | Reprodução:Pinterest

Existem diversas razões pelas quais o sisal é bastante utilizado no artesanato. Para começar, trata-se de uma fibra bastante resistente e que não exige manutenção.

Outra característica interessante é que a fibra do sisal não atrai poeira com facilidade. Ou seja, as peças não acumulam muita sujeira do ambiente.

Além desses benefícios, o sisal também permite que você utilize tinta e assim, se pode  conseguir diferentes cores, para os mais variados estilos.

E por último, o sisal, por ser uma fibra vegetal, também é um material biodegradável. Assim, contribui para a preservação do meio ambiente.

Em que pode ser usada a corda de sisal no artesanato: dicas

Agora que você já viu como o sisal tem inúmeras propriedades interessantes, que tal colocar a imaginação para funcionar e criar diferentes objetos, assim utilizar a corda de sisal. Veja algumas sugestões:

1. Arranhadores para gatos

Arranhadores para gatos de sisal (Imagem Gatinho Branco)
Arranhadores para gatos de sisal (Imagem Gatinho Branco)

Os gatos são pets que precisam, constantemente, arranhar suas unhas. E se você não tiver um arranhador em mãos, certamente o seu gato destruirá objetos da casa, como seu sofá.

Portanto, um arranhador para gatos, feito de corda de sisal é uma ótima opção. Ele não solta sujeira e tem a textura ideal para seu pet arranhar, e até mesmo se esfregar.

2. Objetos de decoração

Objetos de decoração com sisal (YouTube)
Objetos de decoração com sisal (YouTube)

Vasos, cestos e o que mais a imaginação mandar: objetos de decoração feitos com corda de sisal dão um charme ao ambiente.

De igual modo em acessórios são usados como bolsas. Bem como em diversos artefatos.

Dicas de Artesanato com corda de sisal
Artesanato com corda de sisal , dicas| Reprodução:
Flickr

3. Amarrações para crescimento de plantas

Em um jardim, o sisal pode ser utilizado para orientar o crescimento de plantas, tais como tomateiros, por exemplo.  Assim, a planta fica com sustentação para crescer saudável.

Tipos de fios de sisal

Por último, vamos falar dos diferentes tipos de fios de sisal para você fazer o artesanato que desejar.

A diferença inicia-se no diâmetro do fio. Você encontra, no mercado, fios com diâmetro de 4 mm, 5 mm, 6 mm, 8 mm e até 10 mm.

Para você saber qual escolher, dependerá do uso que queira dar. Por exemplo, se pretende fazer um arranhador, é melhor um sisal mais resistente, começando com 6 mm de diâmetro, por exemplo.

Assim, você também encontra no mercado fios de sisal já coloridos, em diferentes cores. Dessa forma você pode dá cor ao que pretende fazer. Com essas orientações, fica mais fácil você planejar o seu artesanato com corda de sisal e deixar tudo lindo.

Veja também: Veja 7 ideias de artesanato incríveis para pets: teste suas habilidades

Dicas de decoração

Pois bem, a entrevistadora Janaína Barros conversa com Arquiteta Cristina Antonelli que dá valiosas dicas de decoração.

Comments
Loading...