Biscoito assado de polvilho bem sequinho: uma ótima opção para o café da manhã

Uma das melhores opções para os lanches da manhã ou da tarde

O biscoito assado de polvilho bem sequinho é preparado basicamente com água, óleo, leite e polvilho. Tão logo é levado para o forno, toda a água que contém nos ingredientes evapora, fazendo os gases se expandirem. Por isso, ele cresce e fica tão crocante. Interessante, não? Quer saber mais desse prato típico, que rende 100 biscoitinhos, e em 25 minutos? Pois, o WebNews, do Folha Go, vai te apresentar a receita, hoje 14/05. Ideal para o café da manhã. Confira!

Saiba como fazer o biscoito assado de polvilho

A palavra polvilho origina-se do termo latim “pulvu”. Este termo é que criou o que temos em português “poeirento” e “pó” (tal como biscoito). Mas, as origens do biscoito assado de polvilho não são tão definidas quanto as da própria palavra polvilho.

Sabe-se que ele é o típico prato mineiro tradicional dos lanches, um quitute. Entretanto, o que não se sabe é o nome do dono da receita. Contam que no século XVIII, cozinheiras das grandes fazendas das Minas Gerais, faziam esse biscoitinho para seus senhores.

Bom, o que importa aqui é que a receita é bem saborosa e agradecemos a quem quer que seja o criador. Agora, vamos lá aprender como preparar a delícia?

Portanto, confira mais: Salada De Frutas Gourmet: Aprenda A Preparar De Modo Diferente E Degustar Todo Sabor

Ingredientes da receita para o café da manhã

  • 1 copo americano do óleo de soja;
  • 2 copos americanos da água fria;
  • 500 gramas do polvilho azedo;
  • 2 colheres das de sobremesa rasas de sal;
  • 200 gramas do queijo tipo parmesão ralado;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres das de sobremesa polvilho;
  • 1 colher das chá da maisena.

Passo a passo do biscoito assado de polvilho: um prato típico

Biscoito assado de polvilho para o café da manhã prato típico
Esse é um prato típico mineiro, perfeito para todos os tipos de lanches – Foto: Canva Pro

Para começar, faça a mistura do polvilho com 1 copo de água, óleo e sal, deixando reservado. É importante ressaltar que não ficará totalmente homogêneo, aparecendo alguns grânulos, mas é bom misturar bem mesmo assim.

Faça outra mistura com o outro copo d’água, as 2 colheres de polvilho e a maisena. Leve ao fogo, mexendo até ferver, de forma que fique na textura de mingau.

Coloque o “mingau” fervente em cima da outra mistura de ingredientes que estava reservada anteriormente, mexendo bastante. Faça isso com a ajuda da colher de pau.

Continue mexendo até perceber que toda a massa ficou homogênea. Quando já tiver esfriado, acrescente o ovo, em seguida, o queijo. Misture bem outra vez.

Coloque essa massa dentro de um saco plástico, fazendo um furo pequeno na ponta. Em uma forma, vá distribuindo a massa, colocando-a em formato de palitinho ou como preferir.

Lembrando que não há a necessidade de untar nem enfarinhar a forma. Leve para assar no forno preaquecido a uma temperatura de 280º C.

Saiba que quanto mais fino o biscoito ficar, mais saboroso e crocante ele será. O tempo de forno é de mais ou menos 15 minutos. Dá para fazer no café da manhã.

Sugestão de consumo no café da manhã

O biscoito assado de polvilho cai bem com um cafezinho passado na hora, pois não é à toa que o quitute é a sugestão número 1 para o café da manhã ou lanche da tarde. Mas ele também pode ser consumido com sucos e até refrigerantes, já que é tão gostoso, que faz boas parcerias com muitos tipos de alimentos também.

Assim, leia mais: Pão De Cebola Fofinho Com Receita Feita No Liquidificador Em 40 Minutos

Dicas e receita para fazer um bolo perfeito

Janaína Barros apresenta dicas e  uma receita da confeiteira gourmet Fabíola Melo, sobre como fazer um bolo muito especial e não errar. Fica ótimo no café da manhã também.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...