Bolacha caseira para a hora do café; conheça uma receita simples e fácil de fazer

Deixe o café da manhã mais divertido com bolachinhas em formatos variados.

A bolacha caseira é basicamente tão antiga quanto nossa civilização, mas é extremamente saborosa. É a opção ideal para dar aquela diversificada no café ou no lanche. Pensando nisso, o WebNews, do Folha Go, vai te apresentar hoje (30/11), uma receitinha bem fácil e simples de fazer.

Ademais, leia também: Bolacha de nata e maisena de derreter na boca: com apenas 5 ingredientes

A primeira variação do petisco foi criada sem nenhum adicional ou forma definida
A primeira variação do petisco foi criada sem nenhum adicional ou forma definida – Foto: Canva Pro

Lá nos primórdios do mundo, o homem comia grãos do trigo, assim, como outros cereais totalmente crus. Contudo, após algum tempinho, alguém teve a brilhante ideia da moagem dos grãos. Deixá-los menorzinhos tornaria a mastigação algo bem mais fácil de praticar.

Na leitura abaixo, você poderá ler um pouco mais sobre o surgimento da bolacha. Mas, também, vai conhecer a receita mais saborosa e prática de fazer. Confira só!

Receita de bolacha caseira simples e fácil

Conta-se, nas velhas histórias que acabam circulando por todo o mundo, que, um belo dia, quando os grãos sobraram, a pasta foi misturada com água. Em seguida, colocou-se no forno com a intenção de secar.

Assim surgiu a bolacha! A primeira variação do petisco foi criada assim, sem nenhum adicional ou forma definida.

Agora, temos uma infinidade de receitas, formatos, bem como modos de preparo. A preparação que vamos te mostrar abaixo, por exemplo, rende uns 25 biscoitinhos. Mas, também, depende do tamanho que você os moldar.

Agora, com relação ao tempo que gasta para ficar pronta, é somente 40 minutinhos no total. Dá para servir até mesmo para aquela visita que chega em cima da hora.

Bom, sem mais delongas, confira os detalhes abaixo. Experimente e se delicie!

Portanto, confira também: bolacha caseira com milho e erva doce; sabor incrível em 30 minutinhos, confira

Essa é uma opção ideal para dar aquela diversificada no lanche
Essa é uma opção ideal para dar aquela diversificada no lanche – Foto: Canva Pro

Ingredientes

Confira a listagem dos ingredientes abaixo:

  • 120 gramas do açúcar cristal;
  • 100 gramas de margarina ou manteiga;
  • 480 gramas de farinha de trigo;
  • 1 ovo de tamanho médio inteiro.

Modo de preparar:

Para fazer sua bolacha caseira, misture o açúcar juntamente com a margarina ou a manteiga. Adicione também o ovo.

Assim, integre bem os ingredientes para, finalmente, ir colocando a farinha de trigo. Faça isso aos poucos, até obter uma massa com uma boa consistência, nem muito firme, nem muito líquida. Caso precise, então adicione mais um pouco da farinha.

Se preferir apenas faça a divisão da massa em pequenas partes. Acrescente cacau (se não tiver, pode ser o achocolatado mesmo), ou raspinhas de limão e laranja. Dessa forma, a massa ficará com vários sabores diferentes.

Em seguida polvilhe uma superfície lisa com farinha. Assim abra toda a massa com a ajuda do rolo de macarrão. Vá polvilhando as mãos de farinha também para que ela não grude.

Quando tiver esticado bem a massa, lembrando que ela não pode ser muito fina, corte em diversos moldes. Nesse momento, a criatividade fica por sua conta.

Finalmente, coloque as bolachas em uma assadeira forrada de papel vegetal para não grudar. Leve os petiscos para assar no forno preaquecido com uma temperatura de 180º C por mais ou menos 20 minutos.

Uma diquinha extra: para ter uma bolacha caseira colorida basta acrescentar na massa algumas gotas de corante alimentício. Viu só como é simples? Gostou da receita? Se sim, deixe seu comentário e compartilhe a matéria em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam como fazer!

Conquanto, você também pode se interessar: Bolo de café com chocolate molhadinho, uma iguaria especial em 40 minutos

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies