Bolo Souza leão: um tradicional bolo de Pernambuco; confira receita dessa iguaria

Confira como fazer essa tradicional receita

Bolos são bolos. Mas aqueles bolos cheios de tradição de fato sempre ocupam um lugar especial na nossa culinária. É por isso que hoje (17/12), o Folha Go traz uma receita oriunda da região de Pernambuco: O Bolo Souza leão. Seu ingrediente principal é a mandioca e o resultado pode surpreender seu paladar. Confira!

Esse bolo é uma guloseima típica, conhecida como um doce, e que foi introduzida no Brasil, desde metade do século XIX, e por uma pernambucana chamada  Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, que por vez, era esposa de um coronel da região. Portanto seria a origem do nome dado ao bolo, uma homenagem a sua criadora.

mas reza a lenda que essa receita teria surgido quando produtos europeus passaram a ser substituídos por ingredientes tipicamente brasileiros. E é interessante observar como cada região do país foi adaptando e alterando alguns ingredientes da receita.

De fato o resultado desse bolo é cremosidade e textura de um pudim, um sabor fantástico!

Assim, leia mais: Broa de fubá com queijo super cremosa e café com rapadura: para adoçar seu dia; confira

Saiba como fazer Bolo Souza leão

Bolo Souza leão
Bolo Souza leão; um tradicional bolo de Pernambuco Foto – Pilotando fogão

Primeiramente para fazer esse tradicional bolo, os ingredientes são os seguintes:

  • 1 kg de massa de mandioca lavada e peneirada. (puba, encontrada nas casas de produtos nordestinos);
  • 2 vidros de 200ml de leite de coco, mais duas vezes a mesma medida de água.
  • 800g de açúcar;
  • 3 copos americanos de água;
  • 10 gemas;
  • 1 pacote de manteiga (250g);
  • Uma pitada de sal;

Modo de preparo do bolo

Bolo Souza leão
Bolo Souza leão; um tradicional bolo de Pernambuco Foto – Tudo Receitas

Primeiro junte a massa de mandioca com o leite de coco e o sal, mexa e reserve. A parte faça uma espécie de mel, com o açúcar e os três copos de água no fogo.

Leve ao fogo e quando soltar bolhas, já está no ponto certo. Então, retire do fogo e junta-se a esse mel, a manteiga aos poucos.

Quando estiver morno, coloque as gemas uma a uma, e vá batendo bem. Depois junte a esta mistura à massa que se formou anteriormente com a mandioca e o leite de coco.

Em seguida passe esta mistura em uma peneira fina de uma a duas vezes. Com a forma untada com margarina coloque  massa do bolo e leve  ao forno por aproximadamente 35 minutos. Enfim depois é só saborear este delicioso bolo, o sabor é perfeito!

Leia mais: Broa de fubá com queijo super cremosa e café com rapadura: para adoçar seu dia; confira

Culinária de cada região

Os sabores da culinária se diferenciam em cada região. Os costumes gastronômicos de cada cidade, possuem aspectos relevantes e atrativos do local. Sendo assim refletem em várias características e traços de uma população.

Nesse sentido, no Brasil, cada região apresenta a sua especialidade de culinária por isso, hoje se apresentou um bolo típico de uma região específica, e que é muito apreciado em Pernambuco, mas é uma receita que agrada  a todos que provarem.

Então, hoje, você conferiu essa receita especial. Assim continue nos acompanhando para conferir outras tradicionais receitas de nosso país.

Então, continue lendo em nosso blog: Receita de crepioca lowcarb para uma vida mais saudável: veja 4 dicas importantes

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies