Brócolis gratinado sem erro para o jantar: aprenda como fazer agora

Uma receita deliciosa e perfeita para seu jantar.

Quer um acompanhamento delicioso para seu almoço ou jantar? Que tal brócolis gratinado? Essa receita é simples de fazer sem erro, assim vai conquistar você e sua família! E o melhor, tem o rendimento de até 08 porções, com o tempo de preparo de 40 minutos. Então aprenda hoje 14/05, no Webnews do Folha Go como preparar essa delícia.

Aprenda a preparar a receita de brócolis gratinado agora, para um ótimo jantar

De fato muitas pessoas adoram essa receita de brócolis gratinado, mas acabam errando. E no final o brócolis fica cru, ou então cozido demais.

Assim, sem manter a estrutura, ficando todo despedaçado! Assim é importante fazer o brócolis gratinado no ponto certo. Por isso, veja aqui como preparar!

Leia aqui: Asinha de frango assada no forno com mostarda: receita deliciosa e fácil

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis, aproximadamente 1 kg;
  • Água para ferver (aproximadamente 2 litros);
  • Manteiga (2 colheres de sopa);
  • 3 dentes de alho;
  • Cebola (uma unidade média, ralada ou cortada em pedaços bem pequenos);
  • Farinha de trigo (2 colheres de sopa);
  • Leite (2 e ½ xícaras);
  • 150 g de requeijão;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • Queijo parmesão ralado (2 envelopes).

Modo de preparo

Brócolis gratinado para o jantar
Brócolis gratinado para o jantar | Reprodução : Pixabay

Comece a receita cozinhando o brócolis. Essa parte é importante, pois o ponto do brócolis cozido deve ser ideal, não muito mole, para que ele mantenha a estrutura ao final da receita, ao mesmo tempo que esteja macio, portanto “al dente” nessa primeira fase.

Assim, coloque a água para ferver, então mergulhe o maço de brócolis inteiro na água para ferver junto, e com os talos virados para baixo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos. Então, vire os talos para cima e deixe fervendo por mais 2 minutos.

Desligue o fogo e escorra o brócolis, dando-lhe um banho de água fria. Esse ponto é importante pois garante que o processo de cozimento seja encerrado. Com o brócolis cozido, separe os talos e deixe-os separados em uma assadeira grande.

Agora, comece a preparar o molho que cobrirá o brócolis. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a cebola e os dentes de alho amassados. Deixe a cebola e o alho ficarem bem dourados.

Adicione a farinha e misture bem. Então, vá adicionando o leite bem aos poucos, e mexendo bem, para não empelotar. Adicione o requeijão e o creme de leite, misturando bem. Deixe engrossar um pouco e desligue o fogo.

Despeje esse molho por cima do brócolis postos na assadeira. Coloque em fartura o queijo parmesão ralado por cima do molho. Leve ao forno preaquecido por 180ºC por no mínimo 10 minutos, para gratinar. Ao perceber que a a camada de queijo por cima está dourada, pode desligar o forno.

Finalizando o preparo da receita de brócolis gratinado

Pronto! Sua receita de brócolis gratinado sem erro está prontinha para ser degustada, como um excelente acompanhamento. Portanto, que tal servir com arroz e uma carne?

Por fim, a dica para não errar é sempre cozinhar o brócolis antes, e cozinhar pelo tempo certo. E claro, fazer o escaldamento com a água fria, para que sua textura fique ideal.

Dessa forma, você garante que seu brócolis gratinado fique absolutamente perfeito, sem erro!

Veja também: Aprenda fazer uma receita de massa de panqueca sem ovos, jantar fácil

Benefícios das ervas e dicas de temperos caseiros

Aprenda na entrevista de Janaína Barros sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros no dia a dia.

Comments
Loading...