Anúncio

Carne seca com abóbora, um almoço típico do nordeste levado à mesa

Um almoço perfeito, cheio de tradição nordestina.

Anúncio


A carne seca com abóbora é um daqueles pratos típicos de origem nordestina que todo mundo ama. Assim, esse prato incrível é o que vamos aprender hoje, 28/04, aqui no Webnews do Folha Go. Saiba que a receita é bem fácil de executar, e em 50 minutos fica pronta rendendo 6 porções fartas, para servir e aproveitar bastante no almoço em família.

Continua depois da publicidade

Como fazer carne seca com abóbora para o almoço

A carne seca com abóbora é uma iguaria que caiu no gosto do brasileiro. Mas, lá no nordeste, é servida como carne seca, ou jabá com jerimum, um tipo de abóbora da região. Dessa forma, a receita se espalhou e caiu no gosto popular. Mas para tanto sofreu adaptações em várias regiões do país, tornando-a mais especial.

Desse modo, a receita de hoje, carne seca com abóbora é uma das possíveis versões para o prato. Assim você acompanha os ingredientes e o passo a passo abaixo. E saiba que qualquer pessoa pode fazer essa receita, assim mãos à obra. Aprenda hoje como fazer essa receita para um almoço cheio de sabor.

Continua depois da publicidade

Veja também: Frango com molho de milho; uma delícia de receita

Continua depois da publicidade

Ingredientes da carne seca com abóbora

  • 1 kg de abóbora madura;
  • 1 kg de carne seca;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Uma cebola já picadinha;
  • 2 tomates picados;
  • Pimenta e temperos a gosto;
  • Salsinha e cebolinha;
  • 1 folha de louro;
  • Azeite ou óleo para refogar;
  • 1 colher de sopa com corante.

Modo de preparo da carne seca com abóbora

Carne seca com abóbora para servir em almoço (Imagem Pinterest)
Carne seca com abóbora para almoço (Imagem Pinterest)

Primeiramente deixe a carne seca de molho em água, e na véspera do preparo, trocando a água várias vezes (cerca de 6 trocas de água é suficiente). No dia seguinte escorra toda a água.

Assim, cozinhe em panela de pressão a carne, e coloque água suficiente para cobrir. Dessa forma deixe por cerca de 25 a 30 minutos, ou até que realmente esteja macia. Certifique-se disso.

Tire a carne já cozida, e em outra panela a refogue no azeite, o alho, a cebola e os tomates bem picadinhos. Agora acrescente o corante e pingue um pouco de água, e então adicione  a carne seca já cozida.

Em seguida acrescente a abóbora em pedaços, e a pimenta a gosto, para cozinhar al dente. E ponha uma folha de louro junto. Se necessário acrescente sal. Desse modo, deixe cozinhar até verificar que a abóbora tenha ficado no ponto. Desligue o fogo e acrescente salsinha e cebolinha por cima. Agora é só servir.

Sugestão

A nossa sugestão para acompanhar esse prato simples e cheio de sabor é mesmo um arroz branco. Mas se desejar pode ainda fazer uma deliciosa salada de folhas verdes. Então, bom apetite e tenha um almoço cheio de sabor!

Leia também: Mousse de maracujá com chocolate lowcarb: uma sobremesa para comer sem culpa

Receita extra: frango escabeche

Veja no vídeo uma receita clássica compartilhada pela família da D. Verônica Faria. O prato é ideal para nos remeter a infância, e foi ensinado por gerações nessa família. Assim é realmente um clássico. Além de tudo, o escabeche é bem versátil e há várias opções para preparar esse prato. Confira!.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies