O chá de angélica é uma bebida que contém uma variedade considerável de propriedades. Dessa forma, hoje, 03/12, a coluna WebNews, do Folha Go, vai mostrar o chá de angélica e as propriedades, benefícios e efeitos colaterais derivados dessa planta.
Além de ser composto por diversas propriedades, esse chá também apresenta alguns efeitos colaterais. Na matéria abaixo, você vai aprender a fazer o chá de angélica, além de conhecer um pouco mais sobre a erva. Confira!
Assim, leia mais: Chá de funcho: descubra quais benefícios e veja como fazer.
Quais são os benefícios do chá de angélica?
O chá contém elementos bioativos que atuam como: antiácido, anti-inflamatório, antisséptico, aromático, digestivo, carminativo, depurativo, aperiente, antitóxico, estimulante, tônico, sudorífero e antifúngico.
Dessa forma, ele favorece o pleno funcionamento do corpo, assim como, ajuda a recuperar o apetite de pessoas debilitadas. Aliás, ele ainda combate câimbras, bronquites, cólicas e anorexia.
Sendo assim, esse chá também alivia a sensação de dores nos osso, quadros depressivos. Além disso, outras doenças debilitantes podem ser tratadas.
Chá de angélica
Essa erva, chamada oficialmente de Angelica sylvestris. L, contém propriedades medicinais por dois princípios ativos: angelicina, com ação sedativa e o felandreno, com capacidade digestiva e espasmolítica.
Em alguns países, é possível usá-la no tempero de peixes, assim como, sopas e saladas. No Brasil o usual é consumir como bebida quente.
Então, vamos aprender a preparar esse chá com tantas propriedades benéficas para a saúde.
Modo de Preparo
Veja o modo de preparo do chá de angélica:
- De início, utilize a proporção de 20 gramas das raízes de angélica, para cada 800 ml de água;
- Depois, leve a água ao fogo e ferva, adicionando a raiz, deixando ferver por mais alguns minutos;
- Então, desligue, coe, e tome o chá assim que a temperatura estiver amena. Nisso, o chá pode ser tomado três vezes ao dia.
Nesse preparo, seja na infusão ou na hora de cozinhar a erva, você também pode usar 2 gramas de angélica seca por xícara de água. Dessa forma, a proporção muda de acordo, sem mudar o sabor.
Para isso, basta ferver o líquido, colocar as ervas dentro. Depois, desligar o fogo e esperar 10 minutos de repouso da bebida. Ademais, sirva em seguida.
Efeitos Colaterais
O chá de angélica apresenta alguns efeitos colaterais, como veremos:
- Crianças com problemas neurológicos não é recomendado a ingestão do chá de angélica;
- Lactantes não devem ingerir o chá de angélica, assim como, indivíduos portadores do Mal de Parkison ou que apresentem sinais da doença, mas, ainda não foram diagnosticados;
- Além do mais, depois de tomar a planta, não é recomendado que se tome sol, para que não sofra de foto-sensibilização.
- Por fim, pessoas que possuem históricos de sangramentos, não devem consumir a erva.
Em suma, o chá de angélica é uma planta com uma grande variedade de propriedades benéficas, porém, há que se ter cuidados. Isso porque, apesar dos benefícios, podem haver efeitos colaterais.
Ademais, você também pode se interessar: Como cultivar gengibre no vaso, veja passo a passo.