Anúncio

Como cuidar de alecrim no vaso: dicas fáceis para crescer a planta

Aprenda como cuidar de alecrim no vaso e coloque em prática hoje mesmo

Anúncio


Cuidar de alecrim no vaso é um tema que está recheado de dúvidas para algumas pessoas. Por isso, o News Cotidiano, blog de variedades do site Folha Go, preparou essa matéria hoje (22/09). Desse modo tire suas dúvidas e aprenda mais sobre os cuidados com o alecrim.

Continua depois da publicidade

A seguir, leia: Óleos essenciais: confira 3 opções para fazer em casa e aproveitar os benefícios

Cuidar de alecrim no vaso
Aprenda como cuidar de alecrim no vaso. Foto: Pexels.

Saber cuidar do alecrim no vaso é importante para quem cultiva essa erva aromática em casa. Confira detalhes sobre esse assunto no decorrer do texto.

Continua depois da publicidade

Aprenda a cuidar de alecrim no vaso

O alecrim cultivado em vaso é uma ótima opção para quem mora em casa pequena, apartamento e também para as pessoas que não podem dedicar muito tempo a uma plantinha, mas ainda assim quer ter uma muda em algum ambiente da casa.

Continua depois da publicidade

É perfeitamente possível e fácil cultivar o alecrim em vaso. Não exige muitos cuidados e ainda por cima é uma erva muito versátil. Isso significa que qualquer pessoa pode ter e certamente vai se dar bem.

Como cultivar o alecrim no vaso

Assim como qualquer planta, seja ela delicada ou não, existem regras simples, que não mudam, sobre o plantio. Ou seja, por mais que o alecrim seja uma planta fácil de lidar, existem algumas ações que não podem deixar de serem feitas. Portanto, faça o seguinte:

  • Use um vaso de no mínimo 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura;
  • Dê preferência a plantar com muda, pois o crescimento é mais rápido;
  • Prepare uma terra boa, fofa e abubada, além de usar uma manta de drenagem boa sob o solo que preparar;
  • Por fim, não menos importante, deixe crescer em um lugar com luz natural, não precisa ser direta, e não deixe de regar, mas sem exagerar, pode molhar a cada dois dias.
Cuidar de alecrim no vaso
Alecrim é uma erva muito aromática que vale a pena ter em casa. Foto: Getty Images.

Alecrim no vaso pode morrer?

Assim como qualquer planta, o alecrim pode morrer se não for cuidado corretamente. Por ser uma erva mais independente, o maior erro que pode ser cometido é encharcar. Ele gosta de umidade na quantidade certa.

Portanto, não deixe seco, mas também não exagere no uso do regador. Apenas fique atenta ao estado da terra, se estiver umedecida, está bom, não deixe que seque demais, nem muito menos que fique cheio de água.

Quando colher e podar

A colheita e a poda fazem parte do cuidado do alecrim no vaso. Depois de 90 dias sua planta estará bem grande, por isso é importante que retire um pouco das folhas mais velhas, seja para uso ou por mera poda.

Portanto, não se trata apenas de retirar um pedaço ou outro para temperar a comida, mas de fazer uma renovação da sua plantinha. Então, experimente plantar o alecrim no vaso, agora mesmo, e veja como é fácil de cuidar.

Logo depois, leia: Como plantar alecrim em garrafa pet: confira dicas de cultivo super importantes

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies