Como cultivar coentro: 5 dicas para plantar em vaso e como cuidar

O coentro é um tempero amado por muita gente, e simples de ter na sua horta

A coluna News Cotidiano do Folha Go, desta, terça-feira (14), traz algumas dicas especiais para você que pretende ter uma hortinha em casa. Saiba como cultivar coentro e plantar em vaso, e ainda entenda como deixa-la desenvolver de forma saudável. 

Em seguida, Leia também: Conheça Os Benefícios De Usar O Mel Na Rotina De Cuidados Com O Rosto E Cabelos

-- Continuar depois da publicidade --

Saiba como cultivar coentro em vaso

plantar na lua nova de setembro
Confira agora mesmo dicas do que plantar na lua nova de setembro; veja o passo a passo – Imagem: Divulgação shutterstock

Para entender como cultivar o coentro, é preciso saber que ele pode ser plantado em diferentes aplicações. Como canteiros, hortas, e solos secos. Ele necessariamente precisa de luminosidade e ser cultivado em regiões mais quentes.

Para começar a plantar escolha um vaso de pelo menos 15 cm de diâmetro e 20 cm de profundidade, e que contenha furos para drenagem da água. Para iniciar a montagem, faça da seguinte maneira a seguir.

Passo a passo

Camada drenante, manta drenante, substrato, sementes e uma camada de terra por cima, depois coloque o vaso em ambientes iluminados.  Além disso, busque manter o solo úmido, em uma semana ele ficará germinando.

Nesse sentido, está hortaliça é perfeita para ser plantada no Brasil, uma país tropical e com sol sempre disponível, mesmo nos dias frios.  Pensando nisso, separamos 5 dicas para cultivar coentro em vaso!

Então, saiba mais em: Como eliminar pragas de orquídeas; conheça receitas caseira que resolvem de vez o problema

1- Terra

Para plantar coentro não será necessário um adubo especial, não precisamos encher o solo de matéria orgânica. Deste modo, evita que atrapalhe o desenvolvimento das folhas do tempero.

-- Continuar depois da publicidade --

2 – Prefira usar a semente para plantar

A forma mais eficiente para plantar coentro é usando as sementes, no entanto, existem outras possibilidades como usar a raiz. Contudo, é mas fácil utilizar a semente por ser mais eficaz.

3 – Primavera

Setembro é o mês da primavera, portanto, é uma época excelente para plantar coentro. Antes de cultivar as sementes deixe elas úmidas durante 24h, deste modo, elas vão germinar muito mais rápido.

4- Não exagere no sol após cultivar o coentro

O coentro é uma planta que precisa ser iluminado para poder crescer. No entanto, tenha cuidado! Uma vez que o excesso de sol pode danificar a planta. Mantenha o vaso no sol, porém, quando o sol estiver muito quente coloque na sombra.

Sendo assim, deixe o seu vaso pela manhã no sol e no período da tarde onde atinge normalmente altas temperaturas coloque na sombra.

5 – Regar

artesanato para sua casa
Aliás, que tal pintar e dar uma cara nova aos regadores ou reaproveitar embalagens? | Canva

Finalmente depois de plantar é o momento de regar, e assim como o sol, a planta precisa de umidade. Deste modo, entenda que para cultivar coentro jovem é preciso manter a terra úmida, sem encharcá-lo. Logo após estar desenvolvida reduza a regas, e deixe a terra seca porém, ligeiramente e mantenha entre uma rega e outra.

Confira, também: Como plantar jabuticaba e orquídeas em vaso: conheça as técnicas de como fazer

Saiba mais sobre os benefícios dos temperos caseiros para a saúde e prevenção de doenças

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...