Como escolher colchão, qual é o melhor? Veja detalhes e cuidados hoje 16/09

A saúde do corpo e da mente está diretamente ligada a um sono restaurador

Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa é ter uma boa qualidade de sono. Noites bem dormidas, com o descanso que o corpo tanto precisa, fazem toda a diferença no dia a dia. Pensando nisso, o Blog News Cotidiano do Folha GO aborda hoje (16/09) como escolher colchão e qual o é melhor, pois pode ajudar você a dormir bem. Além disso, mostraremos também como escolher o modelo ideal e os cuidados gerais.

Afinal de contas, a saúde do corpo e da mente está diretamente ligada a um sono restaurador. E se existe um componente essencial  nessa fórmula é o colchão, que muitas vezes é negligenciado por quem procura uma boa noite de descanso. Saiba mais detalhes no post de hoje.

Leia também: Itens básicos para quem vai morar sozinho; confira 5 essenciais da lista para organizar casa nova

Quais são os principais tipos de colchão?

Tipos de colchão; como escolher e cuidados gerais – Pixabay

Atualmente existem diversos tipos e modelos de colchão no mercado: macios, extra macios, médios, firmes e extra firmes. Eles podem ser, por exemplo, de mola ou de espuma. Ortopédico ou antialérgico. Tudo vai depender, enfim, das necessidades da pessoa.

Por serem mais acessíveis, os colchões de espuma são os mais vendidos. Antes de comprar um, é importante observar se ele tem o selo Pró-Espuma, um certificado que garante a qualidade do material. Igualmente bem procurados são os colchões de mola. Existem vários modelos, sendo o de molas ensacadas o mais comercializado. Eles são ideais para quem procura um colchão bem firme.

Leia mais: Misturinha caseira para tirar manchas do colchão de maneira fácil e prática

Como devo escolher o melhor tipo de colchão?

Não existe uma regra para definir qual o melhor tipo de colchão para uma pessoa. Segundo os ortopedistas, o modelo ideal é aquele que dá uma boa sustentação ao corpo, mantendo a coluna bem alinhada e permitindo uma noite de sono agradável.

Porém, é importante observar as dimensões do colchão. Não adianta, por exemplo, comprar um modelo de alta qualidade para pessoas solteiras se você vai dividi-lo com alguém. A falta de espaço irá comprometer consideravelmente a qualidade do sono.

Então, fique atento(a) e saiba como escolher, tenha calma e paciência e veja todos os pontos positivos e negativos na hora de comprar.

Veja também: Travesseiro da beleza: veja 5 dicas caseiras para evitar rugas na hora de dormir

Quais os cuidados gerais que devo ter com o meu colchão?

Tipos de colchão; como escolher e cuidados gerais – Pixabay

Para prolongar a vida útil do seu colchão, e consequentemente manter uma boa noite de sono, é importante seguir algumas orientações. Em primeiro lugar, fique atento ao tempo de vida útil do produto. Os colchões de espuma, por exemplo, devem ser trocados a cada cinco anos. Já os de mola, por sua vez, devem ser substituídos entre 8 e 10 anos.

Outra dica importante para conservar bem o seu colchão é fazer uma rotação periódica. Pois, com o passar do tempo, o produto pode apresentar algumas deformações, ou seja, afundamento em alguns pontos.  É o chamado efeito memória da mola ou da espuma, ocasionado pelo peso do corpo.

sendo assim, para evitar esse problema, procure virar o colchão de tempos em tempos. Além de trocar um lado pelo outro, inverta também a posição dos pés e da cabeça. 

Por fim, as dicas para escolher colchão e como cuidar dele para durar foram listadas,  agora é só colocar em prática e ter longas noites de sono reparador.

Confira hoje sobre Vinagre Na Faxina: Veja Como Usar Esse Produto Poderoso E De Quebra Economizar

Aprenda também como economizar gás de cozinha com dicas que são infalíveis!

Comments
Loading...