Anúncio

Como escolher móveis usados corretamente e não se frustrar; Veja 5 dicas imperdíveis

Itens de segunda mão podem ser uma ótima opção para quem quer economizar e ainda renovar a casa

Anúncio


Já imaginou renovar a casa, economizar um dinheirinho no final do mês e ainda ajudar a preservar o meio ambiente? Pois é, muita gente tem conseguido fazer isso graças à aquisição de móveis usados. Por isso, o Blog News Cotidiano do Folha Go mostra hoje (26/09) como escolher móveis usados corretamente e não se frustrar. Confira nossas dicas!

Continua depois da publicidade

Essa prática, cada vez mais comum no Brasil, traz benefícios não só para o consumidor, como também para a natureza. Isso só mostra o quanto essa prática realmente vale a pena, em todos os aspectos. Além disso, muitos dos móveis descartados ainda estão em perfeitas condições de uso.

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que cada vez mais brasileiros têm adquirido produtos de segunda mão, incluindo móveis. Segundo o levantamento, 96% das pessoas que compraram itens usados ficaram satisfeitas. 

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Como escolher móveis para banheiro pequeno; vem conferir 5 dicas maravilhosas para decorar

Continua depois da publicidade

Defina o estilo de decoração para saber como escolher os móveis usados

Como escolher móveis usados: primeiro defina um estilo de decoração / Canva

Antes de sair por aí querendo comprar o primeiro móvel bonito que aparece, defina o estilo de decoração que usará na sua casa. Como a variedade de itens é enorme no mercado de usados, é comum muita gente se empolgar demais e adquirir peças que não irão combinar com o ambiente da residência.

Portanto, procure seguir uma linha de decoração para que tudo saia harmonioso. Existem vários estilos interessantes que você pode utilizar, como o clássico, o rústico, o vintage, o clean, entre outros.

Como escolher móveis usados? Verifique o tamanho dos cômodos

comprar móveis usados
Afinal, antes de sair de casa para comprar um item usado, meça o tamanho do ambiente | Canva Pró

Já imaginou comprar um móvel bem bonito e depois perceber que ele simplesmente não cabe na sua casa? Pois é, muita gente acaba passando por esse tipo de situação porque não se atentou às dimensões dos cômodos.

Por isso, antes de sair de casa para comprar um item usado, meça o tamanho do ambiente onde pretende instalar o móvel. Anote as informações e leve com você caso precise verificar na hora da compra. Assim, você não perde tempo e nem se frustra.

Analise o estado de conservação

Evite comprar móveis usados apenas pela internet. Você pode (e deve) usar a web para procurar itens interessantes, mas só finalize a compra após olhar a peça pessoalmente. Só assim você terá a garantia que estará levando para casa um móvel em bom estado.

Quando for verificar o item pessoalmente, preste atenção em todos os detalhes. Veja se existe algum defeito ou imperfeição, por exemplo. Se o móvel tiver portas e gavetas, analise bem para ter a certeza que estão abrindo e fechando normalmente. No caso de itens que tenham peças de metal, observe se não há nenhum ponto de ferrugem.

Veja também: Como escolher móveis para quarto feminino pequeno par ser lindo e funcional ao mesmo tempo

Faça um teste para ver o quesito conforto

Como escolher móveis usados: uma dica importante é verificar o conforto  de cada item / Canva

Cadeiras, sofás, poltronas e até camas são muito comercializados no mercado de usados. Portanto, se você pretende comprar um desses itens, a dica é testar para ver o quesito conforto. Afinal de contas, ninguém quer comprar um móvel e só depois perceber que ele causa dor nas costas, não é mesmo?

No caso de uma poltrona, por exemplo, experimente-a para ver se o aspecto ergonômico. Verifique se ela possui assento regulável e se o encosto protege bem a região lombar. No caso de sofás, priorize aqueles que não têm deformações ou buracos nos assentos. Se isso acontecer, é sinal que a espuma já está muito gasta, o que não compensa comprar.

Se o item for de madeira, verifique a qualidade do material

escolher móveis usados
Por isso, se for comprar um item de madeira, como uma mesa | Canva

A qualidade do material diz muito sobre a qualidade do móvel. Por isso, se for comprar um item de madeira, como uma mesa, uma escrivaninha ou até mesmo um guarda-roupa, verifique a procedência do material.

Não é por menos que os móveis feitos de carvalho são sempre muito valorizados. Isso porque é uma madeira de excelente qualidade, que oferece resistência e durabilidade ao móvel.

Se você gostou das nossas dicas, com certeza também irá curtir este vídeo sobre arquitetura!

Neste rápido bate-papo, a jornalista Janaína Barros entrevista a arquiteta Cristina Antonelli, que traz detalhes importantes para quem deseja decorar seu espaço.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies