Como escolher tênis para caminhada; saiba como comprar o modelo ideal

Separamos algumas dicas para você não errar na hora de adquirir o calçado correto

Quem pensa em começar a caminhar, ou já pratica a atividade física diariamente, já deve ter enfrentado o mesmo dilema: como escolher o tênis ideal? Afinal de contas, são inúmeros modelos, de diferentes marcas, que utilizam as mais diversas tecnologias. Para fazer caminhada, não basta usar qualquer calçado. É preciso escolher o modelo certo para, assim, alcançar melhores resultados. Por isso, o Blog News Cotidiano do Folha GO resolveu hoje (23/09) reunir algumas dicas para que você escolha um bom tênis.

Veja também: Misturinha caseira para limpar tênis: saiba como se livrar de manchas e odores indesejáveis

Quero fazer caminhada: como escolher o tênis ideal?

Observe se o tênis é confortável e se tem um bom sistema de amortecimento / Canva

Conforto

A primeira coisa que você deve saber na hora de comprar um tênis para caminhada é observar se ele é confortável. Não adianta comprar um modelo caro, de última geração, se ele incomoda o seu pé. Portanto, procure provar antes de comprar um.

Para ter uma experiência mais completa na hora de provar, calce o par e dê uma rápida caminhada pela loja. Dessa forma, você irá sentir a pisada e terá mais chances de descobrir se de fato ele é ou não confortável.

Amortecimento

Por mais que a caminhada seja uma atividade física mais calma, ainda assim ela gera algum tipo de impacto durante as passadas. Por isso, para adquirir um tênis para caminhada, é importante que ele tenha algum sistema de amortecimento. Assim, você evita algum tipo de contusão, seja no pé ou no joelho, por exemplo.

Mas lembre-se: não é preciso comprar um modelo super avançado para conseguir amortecer bem as pisadas. Um modelo mais simples pode ser suficiente. O importante é que ele tenha algum sistema de amortecimento.

Flexibilidade

Outro item que precisa ser observado na hora de escolher um tênis para caminhada é a flexibilidade. Alguns modelos, principalmente aqueles muito baratos, costumam ser bem rígidos. Esse é um ponto negativo na hora da caminhada, pois não ajuda a alcançar a articulação ideal dos pés.

Segundo os ortopedistas, o ideal é comprar um tênis leve e flexível. Esses dois fatores ajudarão na hora dos treinos, passando a sensação de andar quase descalço.

Ventilação

Respirabilidade é essencial para que não haja muita transpiração / Canva

Uma característica que deve ser levada em conta ao adquirir um tênis para caminhada é a ventilação. Durante os treinos, o corpo libera suor. A umidade nos pés, por sua vez, favorece o aparecimento de fungos.

Por isso, para evitar quadros de frieira e micose, priorize os tênis que tenham uma boa ventilação. A respirabilidade é essencial para que não haja muita transpiração durante a caminhada. E não esqueça: troque as meias regularmente.

Gostou das dicas? Então aproveita e confere também este vídeo que ensina a deixar o pão francês fresquinho por mais tempo!

Comments
Loading...