Como evitar acidentes com tapetes; confira dicas para prevenir quedas dentro de casa

Peça ajuda na decoração, mas pode ser perigosa se não for bem colocada na residência

Se você gosta de ter tapetes espalhados pela casa, é importante se atentar também a alguns cuidados para saber como evitar acidentes. A peça, muito utilizada na decoração de ambientes, precisa ser bem colocada na residência para prevenir quedas. Portanto, acompanhe hoje (22/09) aqui no Blog News Cotidiano do Folha GO algumas dicas para colocar em prática.

Veja dicas de como evitar acidentes com tapetes

Procure deixar os móveis sempre encostados na parede para não atrapalhar na passagem / Canva

Levando em conta que crianças e idosos têm tendência a ter a mobilidade e o reflexo reduzidos se comparado com um adulto, alguns cuidados precisam ser tomados em casa. Itens que podem se transformar em uma espécie de “armadilha”, por exemplo, devem ser observados. O tapete, por exemplo, é um deles.

Portanto, veja e anote dicas de cuidados de como evitar acidentes em casa com essa peça.

Saiba mais: 5 dicas de como combinar tapete com sofá; veja como deixar a sua sala um charme

1 – Escolha o tapete correto

Ainda que os tapetes possam trazer conforto e beleza para o ambiente, é importante que você faça escolhas baseadas não só pela beleza da peça.

Portanto, comece pelo material do tapete. Em outras palavras, o ideal é que ele seja antiaderente. Assim, evita-se que qualquer pessoa possa escorregar.

Depois, escolha lugares estratégicos para deixar o tapete. Evite, por exemplo, lugares onde a ponta da peça atrapalhe a passagem e possa enroscar no pé.

2 – Evite móveis centralizados e instáveis

Pensando na segurança da terceira idade e em alternativas para evitar acidentes, aconselhamos que evite móveis por toda parte. Por exemplo, a mesa de centro.

Procure deixar os móveis sempre encostados na parede para não interferir na passagem e também evite os móveis com rodinhas, pois esses podem aumentar o risco de acidente.

3 – Aposte na iluminação

Ambientes bem iluminados, seja pela luz natural ou por luminárias, ajudam a evitar acidentes / Canva

Garanta que todos os cômodos da casa tenham boa iluminação, pois esse detalhe é de extrema importância para que acidentes sejam evitados.

Além disso, deixe livre o acesso ao interruptor da luz.

4 – Corrimão é sempre bem-vindo

Se a sua casa tiver escada, lembre-se sempre de providenciar também o corrimão. Além disso, não deixe os tapetes ao final dos degraus.

A mesma dica do corrimão vale para grades de proteção, caso a residência seja de dois andares.

Veja também: Como limpar tapetes mais facilmente? Veja 3 dicas imperdíveis

Como usar tapetes e evitar acidentes?

Não deixe que os tapetes da sala fiquem com as pontas soltas / Canva

Primeiro, tente evitar o uso de tapetes por toda a casa. Além de poluir visualmente o ambiente, pode aumentar as chances de acidente.

No banheiro, por exemplo, você pode usar o tapete emborrachado que evita o escorregamento.

Já na sala, posicione o tapete de forma que as pontas não fiquem soltas, mas sim presas nos móveis. Assim, você evita que chinelos fiquem presos nele.

Gostou das dicas? Então aproveita e confere também este vídeo que mostra como economizar gás de cozinha

Item essencial em uma casa, o gás de cozinha tem se tornado artigo de luxo em muitos lares brasileiros. Isso porque o preço do botijão já subiu quase 30% desde o início do ano. Se não tem como deixar de usá-lo, a única alternativa mesmo é poupá-lo. E foi pensando nisso que preparamos este vídeo especial que dá dicas de como economizar gás de cozinha. Confira!

Comments
Loading...