Como evitar carunchos nos alimentos? Saiba as ações necessárias

Dicas simples e práticas evitam o surgimento desse tipo de praga no armário de comida

Carunchos, traças e outras espécies costumam aparecer nos alimentos quando encontram condições favoráveis para sua reprodução, mas como evitar que isso aconteça na despensa de comida? Confira hoje (18/09) algumas dicas sobre ações necessárias.

A principal época do ano em que espécies como essas costumam aparecer para procriarem é entre primavera e verão, durante as temperaturas mais altas que propiciam um clima quente em geral.

Uma infestação de carunchos pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive levando para casa um produto adquirido em um supermercado. Isso significa centenas de ovos ou larvas que poderão migrar para outros alimentos guardados na prateleira.

Alimentos mais atingidos por esse tipo de espécie são: arroz, feijão, chás, macarrão, farinhas, chocolate em pó e até biscoitos com ou sem recheio.

Como evitar carunchos nos alimentos? Saiba as ações necessárias
Como evitar carunchos nos alimentos? Saiba as ações necessárias (Foto: Pinterest)

Um alento sobre esse problema é que eles não trazem malefícios à saúde humana. Portanto, não se apavore.

Por outro lado, ninguém quer ver seu armário com bichos, não é mesmo? Dessa maneira, trazemos algumas sugeridas por especialistas no assunto sobre como evitar o surgimento de bichinhos invasores nos alimentos.

Como evitar carunchos nos alimentos?

Assim como foi destacado acima, nem sempre é possível identificar o surgimento da infestação, pois até mesmo um produto dentro da validade, adquirido recentemente em um supermercado confiável, pode ser a razão.

Contudo, existem, sim, maneiras de evitar infestações em seu armário de alimentos. Confira abaixo:

Observe a embalagem no supermercado antes de levar para casa

Vai comprar alimentos como feijão, arroz e macarrão? Então observe atentamente o interior da embalagem para verificar se existem algum tipo de inseto já vivo ou com larvas ou ovos.

Confira a validade dos alimentos guardados

Um prato cheio para surgimento de carunchos é um alimento que já passou da validade e, dessa forma, está devidamente sem condições de consumo humano. Para esses bichinhos, é a melhor coisa. Então, cuidado com as datas de vencimento.

Verifique sempre se existem embalagens com avarias

Mesmo produtos de marcas confiáveis, adquiridos em grandes redes de supermercados, podem causar esses problemas. Então, verifique sempre se alguma compra está com embalagem furada. Isso pode significar que aquele pacote possui carunchos ou então é uma porta aberta para o surgimento deles.

Opte por potes herméticos

Pacotes abertos devem ser bem vedados no momento de fechá-los. Uma dica para isso é apostar em potes herméticos, que vão garantir a higiene.

Limpe os armários regularmente

Armários sujos ou com restos de comida nos cantinhos também propiciam o aparecimento de carunchos, traças e outros bichos atraídos por comida. Ponha a organização em dia e as prateleiras limpas.

Mantenha os alimentos em local arejado

Carunchos adoram ambientes quentes. Então, locais bastante ventilados são considerados como inóspitos para esses invasores. Ao mesmo tempo, garante a conservação dos alimentos por mais tempo.

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...