Como fazer mudas de suculentas? Veja o passo a passo

Muda é feita com folha da planta; corte deve ser feito na base

As suculentas são plantas que estão na moda. Inclusive, é uma opção bastante desejada por amantes de jardinagem ou até mesmo por quem nunca plantou. Justamente, isso ocorre, por se tratar de uma espécie de fácil cultivo e manutenção. Sendo assim, o post de hoje (22/09), da coluna do News Cotidiano, traz um passo a passo sobre como fazer mudas de suculentas.

Além de serem plantas bonitas e possuir vários formatos e cores diferentes, as suculentas são atrativas para todos os públicos. Portanto, junto com sua beleza, ela também traz uma facilidade para o cultivo.

Isso porque, se tratam de espécies conhecidas por serem bastante resistentes. Aliás, elas não necessitam de tantos cuidados especiais frequentes. Além disso, conseguem resistir a ambientes considerados de pouca luminosidade e até secos.

Como fazer mudas de suculentas? Veja o passo a passo
Como fazer mudas de suculentas? Veja o passo a passo (Foto: Canva Pro)

Como fazer mudas de suculentas?

Fazer mudas de plantas geralmente trazem diversas dúvidas, mas, no caso das suculentas, é um processo mais fácil do que pode se imaginar. Além disso, dá a possibilidade de criar sua própria planta sem necessitar comprar outra já pronta.

Confira abaixo em detalhes o processo completo e tire suas dúvidas:

Passo 1 – Escolha a suculenta de sua preferência

Existem diversas espécies de suculentas na natureza, sendo que as Rosas de Pedra são consideradas como as mais fáceis para criar mudas, que se trata de uma Echeveria. Também são ideais as plantas do gênero Sedum, Graptopetalum e Pachyphytum, além de híbridas como Sedevaria e Graptophytum.

Passo 2 – Remover cuidadosamente a folha para criar a muda

Com a planta escolhida, o próximo e importante passo é fazer a remoção perfeita da folha para fazer a muda.

Para isso, retire a folha da região intermediária da planta. O corte deve ser feito na base do caule da planta matriz e não no meio da folha. É na base que as raízes se formam.

Passo 3 – Preparo da muda

Com a folha cortada, coloque-a deitada em um prato ou bandeja por alguns dias até que se formem raízes na base da folha. Nesse passo, não é necessário molhar ou colocar substrato. É possível até que surjam novas folhas ou até um pequeno caule.

Passo 4 – Substrato

As suculentas gostam de composto orgânico-vegetal, em solo arenoso, poroso e de boa drenagem, sem permitir que fique encharcado. Por exemplo, misturar terra vegetal com areia de filtro de piscina.

Passo 5 – Plantio

Com o substrato preparado em um vaso de sua preferência – com furos embaixo – plante a muda cobrindo somente as raízes. Sendo assim, deixe as folhas antigas e novas para o lado de fora. Por fim, regue até molhar completamente a terra.

Passo 6 – Cuidados pós-plantio

Na primeira semana após realizar o plantio da mudinha, coloque-a somente no sol da manhã, aumentando a cada semana a exposição à luminosidade.

É necessário molhar poucas vezes, já que elas conseguem armazenar grandes quantidades de água em seus órgãos. Dessa maneira, regue somente o substrato quando já estiver bem seco.

Depois que a planta já estiver plena, os cuidados com sol devem diminuir. Pois elas se adaptam a praticamente qualquer clima e ambiente.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:

Comments
Loading...