Como limpar panos de prato manchados e deixá-los branquinhos? Confira as dicas e pratique agora mesmo

Não há nada pior do que se deparar com um pano encardido na cozinha

Os panos estão expostos a um grande número de bactérias que podem afetar a nossa saúde. Além disso, é comum, ao longo do tempo, ficarem encardidos e com uma aparência nada agradável. O News Cotidiano, na data de hoje, 14/09, traz para você alguns truques para ter como limpar panos de prato manchados. Assim, você os deixará sempre impecáveis.

Leia mais: Como desencardir e desengordurar pano de prato: confira técnicas caseiras eficientes

-- Continuar depois da publicidade --

Truques para ter como limpar panos de prato manchados e deixá-los como novos

Antes de aprender a como limpar panos de prato manchados, deixando-os branquinhos e livres de bactérias e maus odores, é preciso aprender a usar os panos. Você pode pensar que já os usa desde que se entende por gente, mas está fazendo isso bem? A contaminação cruzada e odores desagradáveis são o resultado de manuseio incorreto. Corrija más ações aplicando as seguintes rotinas:

  • Tenha um pano para cada uso. Isso significa um para manusear alimentos, um para secar as mãos, um para pratos e um para limpar sujeiras;
  • Para sujeiras, use um pano absorvente, como de algodão. Para o resto das atividades, os de microfibra funcionarão muito bem;
  • Não manuseie vegetais com o mesmo pano que você manuseia alimentos à base de carne. Evite até mesmo tocar em diferentes tipos de carne com panos de prato;
  • Para evitar confusão, estabeleça uma classificação de cores. Portanto, há uma cor para cada uso;
  • Não jogue panos de prato molhados em um canto. Coloque-os para secar e, quando tiverem bem secos, lave-os. Evite usá-los por muitos dias sem lavar, pois isso contribui para a proliferação de bactérias;
  • Quando for lavá-los, faça-o em uma lavagem só para eles, não os misture com suas roupas. Parece estranho ter que alertar sobre isso, mas algumas pessoas jogam tudo na máquina de lavar, sem critérios, para aproveitar a lavagem.

Deixe de molho depois de usá-los

como limpar panos de prato manchados
Como limpar panos de prato manchados e deixá-los branquinhos? Confira as dicas e pratique agora mesmo. Foto: Thinkstock

-- Continuar depois da publicidade --

Os panos de prato que você usa para secar as mãos ou a louça podem ficar na cozinha por mais de um dia sem lavar, a menos que fiquem encharcados. Por outro lado, aqueles que entrarem em contato com alimentos ou líquidos que não sejam água devem ser substituídos imediatamente.

Não os jogue no cesto nem os deixe em um canto, coloque-os de molho em água suficiente para que a sujidade não grude e a lavagem seja mais eficaz. Algumas horas de molho bastam, pois se deixar por mais tempo, a sujeira pode voltar ao tecido.

Adicione algumas gotas de água sanitária à água para uma limpeza mais completa. Se você não tiver esse produto em casa no momento, misture água morna com vinagre. Se precisar remover a gordura dos panos de cozinha, adicione algumas gotas de limão. Após a imersão, retire o excesso de água e coloque para secar até a hora de lavá-los.

As dicas que demos para ter como limpar panos de prato manchados te ajudarão a evitar panos malcheirosos e encardidos. No entanto, em algum momento pode ser que aconteça de sujar inevitavelmente. Nesses casos, aplique o molho com os produtos que indicamos e lave esfregando bastante com o sabão o qual tem costume de usar. Com certeza seus panos de prato a partir de agora sempre parecerão novinhos em folha.

Veja mais: Como lavar pano de prato na máquina; 5 dicas para dar adeus as manchas difíceis

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo

Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...