Como organizar documentos em casa para ter sempre na mão

Confira dicas de como você pode organizar documentos em casa

Organizar os documentos em casa é uma necessidade, afinal nunca se sabe quando vai precisar deles, portanto é bom saber onde eles estão guardados. Confira algumas dicas nessa matéria de hoje, 25 de setembro, aqui no blog News Cotidiano, do site Folha Go.

A seguir, leia: Como limpar prata com bicarbonato: veja as dicas de como deixar suas peças brilhando

Organizar documento em casa
Veja algumas dicas de como Organizar documento em casa. Foto: Getty Images.

Aprenda hoje como organizar documentos em casa e facilite sua vida otimizando o seu tempo quando surgir alguma necessidade.

Como organizar documentos em casa

Sempre há um jeito melhor e mais fácil de organizar as coisas ao redor dentro da sua casa e com os seus documentos, logicamente, não seria diferente. Portanto, ainda que já tenha seu próprio modo de organizar os documentos, não custa aprender novos jeitos.

Veja agora algumas dicas úteis e práticas para organizar os seus documentos em casa. Adicione essas ideias no seu dia a dia e mude seu modo de arrumação.

Use pastas e organize por categorias

Quantos documentos cabem em uma casa? Muito! Por isso é sempre bom organizar por categorias. Por exemplo: uma pasta para os documentos dos filhos, outra para recibos de contas e mais uma para comprovantes de compras e garantias.

Desse jeito você pode setorizar tudo por cores, por exemplo. Mas o fato é que será mais fácil encontrar o cartão de vacinação do seu filho em uma pasta com os documentos dele, do que em um monte de papel misturado.

Digitalize o que puder

Há alguns documentos que é importante ter a versão física, como certidões de nascimento, mas recibos da maioria das contas, bem como o comprovante dos pagamentos são diferentes. Ou seja, esses últimos deixe salvos em pastas digitais.

De tal modo você economizar espaço, evita o gasto desnecessário de papel e ainda consegue organizar melhor seus documentos em seu computador ou celular.

Etiquetas para catalogar

Assim como o uso  das pastas é muito interessante o de etiquetas também é. Crie seus próprios alertas de organização. Ou seja, etiqueta vermelha para os documentos das crianças e amarelo para os da casa.

E não deixe de identificar nelas, as etiquetas, sobre o que se trata, se é importante ou não, informações simples como data de impressão e validade e etc.

Tem certeza que esse é um documento para organizar em casa?

Por fim, não menos importante é preciso que se atente para um detalhe: além de saber como guardar você precisa saber se há necessidade de guardar. Ou seja, será que esse seu papel que chama de documento ainda tem validade? Do contrário ele pode ir para o lixo. Desse modo você libera espaço para organizar ainda melhor outros documentos

Organizar documento em casa
Etiquetas e pastas são ótimas auxiliares para organizar documentos em casa. Foto: Getty Images.

Gostou dessas dicas de organização? Aprenda mais ideias para melhorar o seu dia a dia em casa, como aliviar o gasto em algumas contas, no canal do News Cotidiano. Lá você encontra de tudo e mais um pouco. Confira esse vídeo sobre economia de gás em bujão.

 

 

Comments
Loading...