Como plantar açafrão da terra em vaso; veja o passo a passo e comece seu cultivo

Aprenda a plantar o açafrão e ter sempre por perto para quando quiser

Você ama sentir o gostinho do açafrão nas suas comidas? Se sim, hoje (16/09) você vai aprender aqui na News Cotidiano como plantar açafrão-da-terra em vasos e ter esse tempero tão famoso sempre que quiser.

Leia mais: Açafrão e cúrcuma: saiba as diferenças e onde usar; confira agora

Também conhecido como cúrcuma ou gengibre amarelo, o açafrão é uma planta de origem asiática, mas que é bastante presente na culinária brasileira. Com benefícios anti-inflamatórios naturais, essa iguaria pode ser usada à vontade no dia a dia.

Então, se você curte sentir esse gostinho na comida e de ver o prato mais douradinho, vem aprender como cultivar o açafrão em casa e no vaso, que é ainda melhor.

Veja o passo a passo de como plantar açafrão-da-terra em casa

Muito presente na culinária indiana, o açafrão-da-terra já foi o centro de vários estudos que indicaram infinitos benefícios do seu uso para a saúde. Por exemplo, a diminuição do colesterol e problemas cardíacos.

Além disso, entre os benefícios do açafrão para a saúde, também está a possibilidade de tratar as inflamações do corpo, soltar o intestino e até mesmo regular a menstruação.

Então, ter essa planta sempre a disposição, é com certeza uma ótima escolha, portanto, veja o passo a passo de como plantar açafrão-da-terra em vasos.

Deliciosas receitas podem ser feitas com o açafrão | Canva Pro

Como plantar açafrão-da-terra

Agora que você já sabe que além do gosto e do amarelinho que o açafrão deixa na comida, ele ainda contribui de diferentes formas para a saúde, então, é hora de aprender como plantar e ter esse tempero sempre por perto.

Portanto, anote todo o passo a passo.

O local

Ainda que seja possível plantar o açafrão-da-terra em vasos para ter essa planta sempre por perto, é importante pensar no local. Em outras palavras, o vaso não pode ser muito pequeno.

Essa planta precisa de espaço para se desenvolver, então, reserve, pelo menos 30 cm entre cada muda.

Os materiais

Além do rizoma da planta (a raiz gorda ou o tubérculo) com gemas (olhos) para fazer a plantação e do vaso com um bom espaço, você também vai precisar providenciar outras coisas. Por exemplo, a terra usada no plantio.

A melhor opção é um solo areno-argiloso e que também precisa ser drenado, então, usar pedregulhos é uma ótima opção.

O cuidado diário

O açafrão não é uma planta que demanda muitas regas, então, o cuidado com ela é bem tranquilo. Entretanto, é bom ficar de olho e borrifar água sempre que o solo estiver bem seco.

As temperaturas elevadas são as favoritas do açafrão.

Quando colher o açafrão

Depois de todo o processo para fazer o plantio do açafrão, é chegado o momento da colheita. Portanto, fique de olho no crescimento da planta.

O melhor indicativo de que a sua plantação está vingando são as flores que vão começar a brotar após o período de em média dois meses.

Depois, o caule marrom e folhas secas após a média de 10 meses, indica que é chegado a hora da colheita.

Em conclusão, basta ter um vaso com um bom espaço, seguir o passo a passo desse plantio e em alguns meses você vai ter na mesa o resultado de como plantar açafrão-da-terra.

Veja também: Como cultivar coentro: 5 dicas para plantar em vaso e como cuidar

Saiba também cuidados com a ração do pet e mande para bem longe o ataque de formigas doceiras na comidinha do animal de estimação.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...