Como plantar, cultivar e cuidar de samambaias; veja dicas importantes

Veja como ter uma planta exuberante em casa

Samambaias são plantas que exigem cuidados especiais com umidade e sombreado e, portanto, é necessário saber exatamente como cultivar esse tipo de espécie para que ela cresça e alcance sua forma mais exuberante. Confira hoje (09/09), aqui no News Cotidiano,  algumas dicas importantes.

As samambaias fazem parte do grupo das espécies pteridófitas, que possui inúmeras plantas. Além das plantinhas citadas neste texto, outras que fazem parte dessa mesma família são as também famosas avencas, cavalinhas e xaxins.

-- Continuar depois da publicidade --

Famosa pela sua beleza e por serem colocados em locais suspensos, as samambaias possuem um alto valor como plantas ornamentais, ficando lindas quando bem cultivadas e cuidadas da forma ideal.

samambaias - como cultivar e plantar
Como cultivar samambaias (Foto: Canva Pro)

Como cultivar samambaias?

Antes de iniciar o processo de plantio, é fundamental saber exatamente onde elas serão cultivadas e a qual clima e luminosidade elas preferem ser mantidas para crescerem.

Isso porque, elas são plantas que costumam crescer em locais bastante úmidos e com sombra. Ou seja, nada de coloca-las em alta exposição de luz solar, pois não estará gerando nenhum tipo de benefício. Pelo contrário, estará deixando a terra seca e o clima quente, diferentemente do que elas gostam para sobreviverem.

Dicas para plantio, cultivo e cuidados:

-- Continuar depois da publicidade --

Elas podem ser plantadas em vasos ou em canteiros de jardim. Vale ressaltar que são plantas que, quando crescem, se tornam bastante volumosas. Então, o ideal é que se tenha um local apropriado e com espaço para todos os lados.

Como são plantas altamente exigentes em termos de umidade do solo, o ideal é usar terra orgânica do tipo que possui alta retenção de água, bem como nutrientes que farão parte do crescimento das folhas. Uma dica é condicionador de solo classe A.

Antes de adicionar a terra e plantar as sementes, é ideal criar uma espécie de cama de drenagem no vaso, para evitar que ele mesmo retenha a umidade e tire da planta.

A muda deve ser plantada no centro do vaso e coberta totalmente com o condicionador de solo.

Elas são plantas que crescem rapidamente desde que sejam intensamente regadas todos os dias. Mantenha a umidade do solo e das folhas e terá sua samambaia imensa.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...