Como plantar grama no quintal; veja o passo a passo e dicas para um jardim perfeito

Em 9 etapas você planta grama no quintal de um jeito certo e eficaz

Ao querer um gramado você só precisará de um solo bem preparado, paciência e sementes de boa qualidade. Por isso, hoje (17.09), no News Cotidiano, do Folha Go, você aprenderá como plantar grama no quintal de forma efetiva.

Certamente, você já escutou de seus amigos e vizinhos que fazer um gramado dá muito trabalho. Além disso, muitos falam que somente profissionais como jardineiros conseguem executar esse trabalho.

Todavia, isso pode ser feito por você mesmo! Ainda mais que economizará dinheiro e fará uma atividade nova como nunca antes. Então, confira abaixo!

Leia também: Veja o passo a passo para fazer um adubo orgânico incrível usando casca de alimentos

Como plantar grama no quintal Foto: Freepik
Como plantar grama no quintal Foto: Freepik

Saiba como plantar grama no quintal

Pois bem, as dicas de hoje vão te nortear como a dar início ao seu novo projeto. Pense no propósito da construção do jardim e faça escolhas de acordo com o solo. Aqui estão algumas etapas para iniciar o plantio de grama no quintal.

1 – Espere a hora certa

Certifique-se de esperar a época certa do ano para plantar as novas sementes de grama ou as placas de acordo com a região que você mora.

2 – Escolha a grama certa para seu estilo de vida, orçamento e localização

Comece pensando no tipo de gramado que deseja e nas condições de cultivo em sua área. As variações são muitas e as mais utilizadas são: a grama Santo Agostinho, São Carlos, Esmeralda e a Curitibana.

3 – Teste seu solo

Felizmente, você pode obter belos resultados sem um teste de solo, desde que o prepare corretamente antes de plantar. Mas, se possível, contrate um profissional para fazer a identificação. E faça uma manutenção adequada depois do plantio.

4 – Prepare seu solo

Depois de escolher a área para seu futuro gramado, você vai querer preparar o solo antes de semear. Sendo assim, retire as sujeiras, tente nivelar e por último, adubar a terra.

5 – Equilibre a superfície: dica de ouro de como plantar grama no quintal

Você não quer picos e vales em seu novo gramado. Assim sendo, use um ancinho de arco (também chamado de ancinho de jardim) para tornar a superfície o mais uniforme possível. Ao limpar, remova quaisquer pedras ou detritos que encontrar.

6 – Semeie e alimente no mesmo dia

Depois que seu solo estiver preparado, chegou a hora de semear seu novo gramado. Então, lance as sementes de grama no local de seu quintal. Contudo, nesse formato, a grama demora mais para crescer, do que usando mantas ou placas.

7 – Encobrir é outra etapa em como plantar grama no jardim

Depois de terminar de colocar as sementes da grama e o alimento do gramado, cubra ambos com uma camada fina de solo. E, assim, evita que as sementes da grama sequem e sejam lavadas.

8 – Continue regando e saiba ter sucesso em como plantar grama no quintal

Ao regar um gramado recém-semeado, o segredo é manter a parte superior do solo sempre úmida sem encharcar.

9 – Faça a manutenção de sua grama

Agora chegou o momento de ter cuidados para sua plantação ficar saudável e bem bonita. Faça controle de pragas e retire ervas daninhas. Ainda assim coloque avisos para não pisar sobre ela, pois isso acaba danificando e deixando buracos na sua extensão.

Então, comente o que achou e aplique nossas dicas de sucesso!

Confira mais: Como cultivar morangos em vasos suspensos sem erros e ter fartura na colheita

Por fim, confira dicas profissionais de como economizar e produzir adubo orgânico

Assim, veja como é fácil e prático com as dicas do VÍDEO exclusivas aqui do News Cotidiano e reaproveitar o que que seria jogado no lixo.

Comments
Loading...