Como plantar quiabo: veja as instruções e saiba como retirar a baba

Alimento garante diversos benefícios para a saúde e é de fácil cultivo

Muito utilizado em preparos cozidos, com carnes suculentas e apimentadas, por exemplo, o quiabo é o fruto da planta Abelmoschus esculentus, o quiabeiro. Ao contrário do que muita gente acha, o alimento não é um legume, embora sua utilização seja feita como se fosse. Desse modo, o Blog News Cotidiano do Folha Go preparou nessa segunda-feira (13/09) um passo a passo super fácil de como plantar quiabo.

Confira, portanto, como é feito todo o processo de plantação e cultivo desse alimento super poderoso e saiba como ele pode ser benéfico para a saúde, visto conter propriedades interessantes para a saúde humana.

-- Continuar depois da publicidade --

Como plantar quiabo

Como plantar quiabo: veja as instruções e saiba como retirar a baba – Imagem: Divulgação agronomiaexpert

De origem africana, o quiabo é um fruto super benéfico para a saúde e também utilizado na culinária brasileira. Embora o aspecto e textura do quiabo desagradem muitas pessoas por conta da baba, o alimento é saboroso, quando bem preparado.

O seu cultivo é super fácil e pode ser feito em vasos, o que é ideal para quem não tem um grande espaço em casa.

Assim sendo, para plantar quiabo é necessário ter as sementes, que podem ser encontradas facilmente em feiras, lojas de produtos agropecuários, supermercados e até em sites especializados.

Leia também: Confira agora mesmo dicas do que plantar na lua nova de setembro; veja o passo a passo

A plantação de quiabo é mais bem sucedida em regiões de clima ameno e quente. Locais frios, com geadas não são ideais para o cultivo da planta.

-- Continuar depois da publicidade --

Tendo isso em vista, você deverá plantar o quiabeiro em um local de solo profundo, rico em matéria orgânica e permeável; confira, portanto, o passo a passo:

  • Deixe as sementes de molho em água por 24 horas antes do plantio;
  • Em seguida, num espaço com profundidade de 8 a 10 centímetros, coloque as sementes;
  • Coloque três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros.

Vale salientar que é preciso colher os quiabos quando atingirem de 10 a 14 centímetros de comprimento. Os frutos chegam a esse tamanho geralmente após 60 ou 75 dias após a semeadura. Em períodos ou regiões mais frias, esse tempo pode chegar a 100 dias.

Como retirar a baba do quiabo

O quiabo é de fácil cultivo e de fácil preparo. No entanto, muitas pessoas deixam de consumi-lo devido à presença da baba viscosa e transparente.

A boa notícia é que é possível retirar a baba para ser possível aproveitar todos os benefícios do alimento.

Para isso, basta deixar o quiabo de molho por 15 minutos em suco de limão. Em seguida, você deve secá-lo com um pano, cortar as pontas e os cabos e cortar de acordo com as instruções da receita e depois fazer o cozimento.

Confira ainda: Como eliminar pragas das raízes das plantas: veja dicas para ter verdinhas sempre saudáveis

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...