Cuidados com a tábua de carne para evitar risco no contato com os alimentos

Aprenda a lidar com a manutenção correta da sua tábua de carne

A tábua de cortar carne merece um cuidado muito especial, afinal ela tem contato direto com um alimento cru perecível. Maus cuidados pode levar a proliferação bactérias e isso a longo prazo não é nada interessante. Confira algumas dicas de uso e manutenção nessa matéria de hoje, 14 de setembro, aqui no News Cotidiano, do site Folha Go.

A seguir, leia: Como decorar e reaproveitar vidros de conservas; inspire-se nessas ideias de artesanato

-- Continuar depois da publicidade --

Aprenda como lidar da forma correta com a sua tábua de cortar carne e não deixe que ela se torne criatório de bactérias.

A prenda a cuidar da sua tábua de carne

Existem alguns tipos diferentes de tábuas de corte, cada uma delas inspira um cuidado diferente e uma atenção para determinado ponto. Ou seja, não importa qual você use, sempre tem que estar atenta a algum detalhe necessário.

Seja de vidro, madeira ou plástico, você precisa ter atenção ao a manutenção da tábua, principalmente quando de trata do uso de carne, que é um alimento perecível, ou seja, estraga com facilidade.

Tábua de madeira

Cuidados com a tábua de carne para evitar risco no contato com os alimentos. Foto: Canva Pro

Prefira sempre a de bambu, pois é um material onde não há proliferação de bactérias, portanto é mais segura para o corte de carnes no geral. Tanto de bambum quanto de outras madeiras é importante fazer a cura, ou seja, depois do uso passar qualquer óleo e deixar descansando de um dia para outro antes de usar.

Lave bem sempre que usar e também dê muita atenção a secagem, afinal bactérias gostam de ambientes úmidos.

-- Continuar depois da publicidade --

Tábua de plástico

A tábua de carne de plástico precisa ser higienizada com muito vigor. Sempre que estive começando a manchar não faça a penas a lavagem tradicional com detergente de pia, mas use água sanitária pura, sem mistura com nenhum outro item e deixe de molho por 15 minutos. Ela vai garantir uma boa desinfecção.

A opção mais fácil de lidar: vidro

Por não ser facilmente cortada, nem ficar marcada, a tábua de vidro é mais tranquila de lidar, pois não ficam espaços para crescimento de bactérias. Uma boa lavagem com detergente de louça e pronto. O único detalhe a ter atenção é que ao bater a faca no vidro ela pode perder o corte, ou seja ficar cega.

Mais dicas para a sua tábua de carne

Sempre separe as tábuas pelos tipos de itens a serem cortados. Deixe uma tábua específica para cada coisa: vegetais, frutas e carnes. Se possível, separe também as tábuas de carnes entre: carne vermelha, aves e peixes.

Use água fervente para limpeza e vez ou outra água sanitária para desinfecção. Ela vai matar bactérias e tirar manchas da sua tábua de carnes.

Logo depois, leia: Tábua de descongelar carne: saiba como funciona esse item de cozinha e facilite seu dia dia

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...