Descubra de vez o segredo para fazer o arroz saboroso e soltinho

Quer acertar no arroz? Então confira as nossas dicas.

O arroz é um prato que faz parte do cardápio brasileiro. Para muitos, ele não pode faltar na mesa. Mas, fazer um arroz temperado e soltinho nem sempre é fácil. Assim, hoje (01/12) a WebNews, do Folha Go mostra todos os detalhes para preparar o arroz perfeito.

Aliás, você deve estar se perguntando: não é só cozinhar o arroz na água e pronto? E essa, meus amigos, é a razão pela qual vocês não comem arroz com mais frequência – ou todos os dias.

Portanto, não deixe de conferir: Guacamole: aprenda como fazer e se delicie com essa iguaria mexicana

Saiba como preparar um arroz soltinho

arroz soltinho
Descubra de vez o segredo para fazer o arroz temperado e soltinho Foto – Terra

O arroz é uma parte muito importante da culinária brasileira e é servido pelo menos uma vez ao dia. A “refeição diária” mais popular é arroz, feijão, carne ou frango, salada e, às vezes, batata frita. Para fazer um arroz soltinho, os ingredientes são:

 Os ingredientes são os seguintes:

  • 1 colher sopa de manteiga;
  • 1 fio de azeite;
  • Um pouco de óleo;
  • 1 cebola picada;
  • Um dente de alho picado;
  • 2 xícaras de chá ou 400 gramas de arroz;
  • 4 xícaras de chá ou 1 litro de água fervente;
  • Sal a gosto

Modo de preparo para o arroz soltinho

Primeiro numa panela, em fogo médio, derreta 1 colher de sopa de manteiga com fio de azeite e fio de óleo e adicione a cebola picada.

Aliás, refogue até murchar. Depois, junte os dentes de alho picados e mexa até que fique dourado. Em seguida, acrescente o arroz e vá mexendo para que os grãos fiquem envolvidos por igual na gordura.

Posteriormente, refogue até secar e ficar com os grãos brancos e desidratados. Então, despeje a água fervente e o sal a gosto, abaixe o fogo e tampe a panela. Depois de uns 10 minutos, verifique o cozimento e desligue o fogo.

Ademais, leia também: Bolo de frutas cristalizadas: aprenda a receita porque o Natal vem aí

O segredo do arroz perfeito

arroz soltinho
Descubra de vez o segredo para fazer o arroz temperado e soltinho Foto – Panelinha

A medida certa

Quantas vezes você cozinhou arroz e sobrou o suficiente para duas outras refeições? É bom acertar na medida. Pode parecer pouco para você, mas lembre-se de que o arroz absorve água durante o cozimento e triplica de tamanho. Portanto, esta medição está correta.

Fritar

Antes de cozinhar o arroz na água, adicione este passo: refogue o arroz brevemente no óleo de sua escolha. Por quê? Isso ajudará a selar o grão para que não emita muito amido durante o cozimento e evitará que o arroz grude.

Água x arroz

Como no laboratório, na cozinha também existem fórmulas. E, para cozinhar o arroz até o ponto a fórmula é: uma medida de arroz e duas de água. Vai ficar bem cozido e a água vai evaporar completamente.

A temperatura

Esta etapa requer sua paciência. Porque a chave é colocar o arroz só quando a água começar a ferver, ou seja, quando fizer borbulhar. Aí, você mexe e abaixa o fogo para temperatura média para que cozinhe. Uma dica : como fazer arroz branco que não cola? Evite mexer o arroz durante o cozimento, quanto menos você fizer isso, menos amido ele vai liberar, o que ajuda a não grudar na panela ou frigideira.

Espere para servir

O arroz pode levar de 15 a 20 minutos para cozinhar. Quando perceber que há pouca água no fundo da panela ou frigideira, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por cerca de 5 minutos. O resultado? Arroz nem muito duro nem muito mole, apenas ‘al dente’ e pronto a saborear.

Por fim, veja também: Bolinho de arroz perfeito

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies