Escondidinho de batata com carne moída: impossível esconder a satisfação desse sabor

Essa receita é perfeita para comer bem e trabalhar pouco!

O final de semana pede receitas diferentes, sem que isso exija esforço ou horas em frente ao fogão. Não à toa, então, o WebNews do Folha Go escolheu para hoje (30/05) essa receita especial de escondidinho de batata com carne moída. Muito fácil e cheia de sabores, fica pronta em apenas 60 minutos. Rende, em contrapartida, 8 porções. Veja como fazer!

Veja como fazer escondidinho de batata com carne moída

A origem do escondidinho causa discussão. Afinal, enquanto alguns juram de pés juntos que o prato surgiu em Pernambuco, outras histórias apontam para a origem portuguesa da receita.

Porém, o que importa é que esse é um prato que se disseminou de norte a sul do país. E, hoje, é a vez dele conquistar de vez a sua casa. Para isso, não deixe de conferir um preparo fácil abaixo!

Confira, ainda, outros pratos especiais: Filé de frango ao molho mostarda e mel; seu almoço pronto em 30 minutos

Ingredientes

  • 500 g de carne moída;
  • 200 g de queijo mussarela;
  • 1 kg de batatas;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
  • 1 cebola;
  • 03 colheres de queijo ralado;
  • Sal, cheiro verde e pimenta-do-reino a gosto.

Observação: embora nossa indicação de recheio seja a carne moída, você pode se valer de outras opções. Por exemplo, de legumes ou cogumelos, para um prato vegetariano. Da mesma forma, calabresa, frango ou bacon com milho são ótimas alternativas, também.

Como fazer escondidinho de batata com carne moída

escondidinho de batata com carne moída
Aprenda como fazer um prato saboroso de escondidinho de carne moída em apenas 40 minutos. – Foto: Freepik

Primeiramente, descasque as batatas e as corte ao meio. Então, leve-as cozinhar até que fiquem cozidas. Contudo, cuidado! Não as deixe cozinhar demais.

Logo após, descarte a água e amasse bem os pedaços de batatas. Junte a elas, assim, o leite e a manteiga (ou margarina) e mexa bem, até que fique homogêneo. Reserve o purê e siga para o preparo do recheio.

Para iniciar o recheio do escondidinho de batata com carne moída, leve a uma panela o alho e a cebola picados. Refogue-os, então, em um fio de azeite e, quando estiverem transparentes, junte a carne moída. Acrescente, ainda, sal, pimenta e cheiro verde, bem como outros temperos de sua preferência.

Mexa bem e deixe cozinhar até que a água que se forma na panela seque quase completamente. Nesse momento, preaqueça o forno a 180º C e passe à montagem do prato. Para isso, forre um refratário com metade do purê de batatas.

Depois, acrescente metade do queijo e metade da carne moída. Novamente, coloque a outra metade do queijo e o restante da carne e os cubra com o que restou do purê de batatas e o cubra com o queijo ralado. Leve-os assar por 40 minutos e sirva em seguida!

Dicas de acompanhamentos

Com o escondidinho de batata com carne moída você já conta com carboidratos e proteínas. Então, a melhor aposta para acompanhamentos são as saladas. Veja, então, 02 opções especiais que separamos para você.

Aqui você aprende como fazer a clássica salada Juliana. De outro lado, caso você seja fã de legumes e folhas, não deixe de conferir essa salada de brócolis e folhas verdes.

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...