Focos de incêndio no MT aumentam 236%, diz Inpe
Dados são de comparação feita entre os dias 20 e 21 de agosto
São José dos Campos-SP, terça-feira, 27 de agosto de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Os focos de incêndio no estado do Mato Grosso tiveram aumento de 236% nesta semana em relação à semana anterior e preocupam as autoridades. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo BDQueimadas, um programa desenvolvido pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais).
Ainda de acordo com os dados, o aumento dos focos de incêndio no Mato Grosso teve o ápice entre os dias 20 e 21 de agosto. Na oportunidade, os focos saltaram de 459 em um dia para 1.543 no outro.
Na prática, o estado só perde para São Paulo em termos de aumento de incêndios no período. Em território paulista, a disparada foi de 338% no período, segundo os dados divulgados.
Mato Grosso lidera focos de incêndio em 2024
Até agora, o estado do Mato Grosso lidera a quantidade de focos de incêndio durante o ano de 2024, de acordo com as informações do Inpe. Até agora, a região representa 21,5% de todos os focos do país, seguida pelo Pará, responsável por 14,3%.
Mesmo com o amplo aumento de registros no interior de São Paulo, os mato-grossenses seguem na frente. E olha que, em Ribeirão Preto, foram 30 registros apenas entre a última sexta e o último sábado, o que prejudicou muito a qualidade do ar e devastou diversas áreas verdes.
O FolhaGo, seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia de artistas e famosos nas redes sociais. E, também, as principais notícias do estado e do país.
Secas são vilãs dos incêndios
Uma das principais culpadas pelos incêndios no Mato Grosso e no restante do país é a seca prolongada em diversas regiões. Por exemplo, o Pantanal sofre com queimadas desde 2023, redução de área e falta de reposição de área.
Durante o mês de agosto deste ano, os focos de incêndio em toda a região Centro-Oeste, onde está o Mato Grosso, foi de 333% neste em ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
Inclusive, o Corpo de Bombeiros e as forças de segurança do Mato Grosso vêm atuando para tentar combater as queimadas e focos de incêndio. E o período de queimadas em 2024 se iniciou antes do previsto, agravando ainda mais a situação.
Comments are closed.