Focos de incêndio no MT aumentam 236%, diz Inpe

Dados são de comparação feita entre os dias 20 e 21 de agosto

São José dos Campos-SP, terça-feira, 27 de agosto de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Os focos de incêndio no estado do Mato Grosso tiveram aumento de 236% nesta semana em relação à semana anterior e preocupam as autoridades. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo BDQueimadas, um programa desenvolvido pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais).

Ainda de acordo com os dados, o aumento dos focos de incêndio no Mato Grosso teve o ápice entre os dias 20 e 21 de agosto. Na oportunidade, os focos saltaram de 459 em um dia para 1.543 no outro.

Na prática, o estado só perde para São Paulo em termos de aumento de incêndios no período. Em território paulista, a disparada foi de 338% no período, segundo os dados divulgados.

Mato Grosso lidera focos de incêndio em 2024

Focos de incêndio no MT aumenta 236%, diz Inpe. Foto: Michel Alvim/Secom-MT
Focos de incêndio no MT aumentam 236%, diz Inpe. Foto: Michel Alvim/Secom-MT

 

Até agora, o estado do Mato Grosso lidera a quantidade de focos de incêndio durante o ano de 2024, de acordo com as informações do Inpe. Até agora, a região representa 21,5% de todos os focos do país, seguida pelo Pará, responsável por 14,3%.

Mesmo com o amplo aumento de registros no interior de São Paulo, os mato-grossenses seguem na frente. E olha que, em Ribeirão Preto, foram 30 registros apenas entre a última sexta e o último sábado, o que prejudicou muito a qualidade do ar e devastou diversas áreas verdes.

O FolhaGo, seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia de artistas e famosos nas redes sociais. E, também, as principais notícias do estado e do país.

Secas são vilãs dos incêndios

Uma das principais culpadas pelos incêndios no Mato Grosso e no restante do país é a seca prolongada em diversas regiões. Por exemplo, o Pantanal sofre com queimadas desde 2023, redução de área e falta de reposição de área.

Durante o mês de agosto deste ano, os focos de incêndio em toda a região Centro-Oeste, onde está o Mato Grosso, foi de 333% neste em ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

Inclusive, o Corpo de Bombeiros e as forças de segurança do Mato Grosso vêm atuando para tentar combater as queimadas e focos de incêndio. E o período de queimadas em 2024 se iniciou antes do previsto, agravando ainda mais a situação.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies