Horta em casa perfeita e livre de problemas: 5 dicas indispensáveis para iniciantes

Plantar e colher o próprio alimento traz uma série de benefícios

Já imaginou não precisar mais ir ao supermercado para comprar frutas, legumes e verduras? Parece uma realidade distante, mas não é. Muita gente tem buscado cada vez mais plantar e colher seus alimentos por conta própria. Portanto, saiba que ter uma horta em casa pode ser mais simples do que você imagina. E foi pensando nisso que o Blog News Cotidiano do Folha GO preparou hoje (25/09) essa matéria especial para ajudar os iniciantes na atividade.

Plantar e colher o próprio alimento traz uma série de benefícios. A principal vantagem é poder ter, acima de tudo, uma alimentação muito mais saudável. Ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Além disso, ter uma horta em casa ajuda a economizar e ainda pode funcionar como uma espécie de terapia para a mente.

Saiba mais: O que plantar na horta em setembro; 3 dicas para conhecer e cultivar com fartura

Criando uma horta em casa: planeje bem antes de começar

É importante analisar diversos aspectos, como o local da casa onde será feita a horta / Canva

Planejamento é tudo. E com uma horta em casa não é diferente. Portanto, planeje bem antes de começar a empreitada. É importante analisar diversos aspectos, como o local da casa onde será feita a horta e as ferramentas que serão utilizadas.

Para esses casos, é bom sempre ter papel e caneta na mão para fazer um checklist do que precisa ou não ser comprado. Às vezes, você pode ter em casa grande parte do material que precisa para dar início ao projeto. Portanto, nada de sair comprando sem se planejar.

Escolha bem o local da casa para criar a horta

O local da casa onde você pretende criar a horta é de suma importância. O espaço deve ser bem ventilado, com boa iluminação natural e longe de produtos químicos. Não esqueça também da irrigação, essencial para o desenvolvimento da horta.

Se você tem animal de estimação, verifique a possibilidade de isolar a área onde pretende criar a horta. Assim, evitará que o pet cave a terra e danifique as mudas. Uma solução simples e barata pode ser a colocação de uma tela de arame.

Veja também: Repelente caseiro para afastar os pets da sua horta

Não esqueça das ferramentas e dos insumos

Dependendo do tamanho da área cultivada, talvez você precise de ferramentas maiores / Canva

Itens como pazinha de mão, regador, sementes e fertilizantes são essenciais para criar uma horta em casa. Dependendo do tamanho da área cultivada, talvez você também precise de ferramentas maiores, como enxada, tesoura de poda e carrinho de mão.

E lembre-se: após utilizar todos esses utensílios na sua horta, lave-os bem e deixe secar naturalmente. Assim, você evita o aparecimento de ferrugem e aumenta o tempo de vida útil dessas ferramentas.

Adubação, semeadura e plantio

Dependendo do tipo de solo que você irá utilizar para fazer a horta, pode ser necessário o uso de fertilizantes. Esses compostos ajudam a deixar a terra rica em nutrientes, o que é essencial para o desenvolvimento da hora em casa. Portanto, se o seu solo não é naturalmente fértil, não deixe de utilizar fertilizantes, sejam eles orgânicos ou químicos.

Em relação à semeadura, existem duas formas eficientes de fazer: em sulcos ou em covas. No primeiro caso, você deve colocar as sementes uma ao lado da outra em fileira. Já no caso das covas, deposite de três a cinco sementes em cada buraquinho, deixando um pouco de espaço entre elas. Em seguida, cubra com uma leve camada de terra.

E, finalmente, para plantar as mudas, uma boa dica é aproveitar dias de chuva ou com temperaturas mais amenas. Isso vai ajudar no desenvolvimento da horta. Antes de colocar a planta, molhe delicadamente o local. Nada de encharcar. Seguindo todas essas dicas, as chances de sua horta em casa dar certo serão bem maiores. Boa sorte!

Gostou do conteúdo? Então não esquece de conferir também esse vídeo que ensina a limpar inox corretamente

Separamos algumas dicas bem úteis para que você aprenda a limpar inox corretamente. Assim, suas peças ficarão novas por muito mais tempo. Confira!

Comments
Loading...