Ideias fantásticas de como transformar lixo em peças luxuosas; aprenda como fazer agora mesmo

Chegou a hora de reaproveitar e reciclar objetos que são verdadeiros trunfos na manga

Já pensou em reciclar peças e objetos que vão para o lixo? Elas são verdadeiras relíquias para sua decoração. De fato, muitas latinhas, garrafa pet, e tantos outros objetos podem ser reaproveitados e você mesma pode dar um novo destino à elas. Sendo assim, vem aprender com as dicas de hoje (16), o que o News Cotidiano separou para te surpreender. Saiba como transformar lixo em peças super luxuosas.

Ademais, veja Como reaproveitar rolinhos de papel toalha? Veja dicas…

Afinal como transformar lixo em objetos de decoração?

transformar lixo em luxo
As ideias de hoje passam pelo artesanato, mas não desista, pois você pode deixar a imaginação fluir, ao menos tente fazer | Canva

Imagina que você comprou latinhas de patê, sardinha, refrigerantes e garrafas de vinhos, por exemplo. Essas peças e muitas outras são descartadas todos os dias, porém, elas podem ser transformadas e personalizadas com seu toque pessoal.

Ainda assim, temos vidros de azeitonas, maionese, aqueles potinhos de geléia, que basta colar um EVA ou pano de estopa com palha que já fica um mimo na cozinha, banheiro e até no quarto com uma vela decorativa.

Dito isto, as ideias de hoje passam pelo artesanato, como pode perceber. Mas não desista, caso não seja o seu ‘forte’,  pois você pode deixar a imaginação fluir; ao menos tente fazer.

Aliás, gastando bem pouco, seja com tinta guache, spray ou mesmo fitas e barbante, sua obra de arte já estará prontinha. E ainda podem ser objetos para seu uso ou mesmo presentear, e até vender.

como transformar lixo
Mas não desista de transformar lixo decorando garrafas , caso não seja o seu ‘forte’, ao menos tente | Canva

Como transformar lixo em objetos úteis

Então vamos as dicas de hoje para reaproveitar latinhas e até mesmo vidros, faça como preferir e o estiver disponível.

O primeiro passo e separar as latinhas, tendo o cuidado de amassar as bordas para evitar se cortar e causar acidentes. Em seguida ao primeiro passo, higienize-as e retire toda gordura, então seque-as bem.

Por conseguinte, escolha o que deseja fazer. Se for pintura, decida as cores que vai usar e separe o material. Você vai precisar de pincéis (se a tinta não for spray, é claro), jornal ou revistas velhas para não fazer muita sujeira.

Lembre-se de usar máscara e luvas, pois a tinta não deve estar em contato direto com as mucosas (boca e narinas) e outra, não sujar as mãos também.

E por fim, mãos à obra. Pinte com uma cor só cada latinha e faça desenhos a mão mesmo, arrisque-se, deixe aflorar suas habilidades de artista. Então faça desenhos simples como flores, corações e o que mais sua imaginação quiser.

As peças podem ter outra finalidade após receber o revestimento escolhido. Que tal você fazer velas para preencher as latinhas? Ou decorar as garrafas de vinhos amarrando barbantes e fitas no seu entorno? Elas ficam lindas com flores naturais ou artificiais, sabia?!

Saiba mais: Como organizar espaços na casa: conheça 3 lugares incríveis e muito úteis

Receitinha de vela para decorar latinhas

transformar lixo -artesanato em lata
Como transformar lixo? Não pense que é bicho de sete cabeças reciclar latas, pois a execução é bem tranquila de fazer | Canva

Aqui, vamos dar dicas para fazer velas e deixar suas peças reaproveitadas com maior requinte e sofisticação. Veja como transformar lixo em algo especial.

Mas não pense que é bicho de sete cabeças, pois a execução é bem tranquila de fazer. O único porém, é que a vaselina é inflamável, sendo necessário alguns cuidados.

Lista do que vai precisar
  • Vaselina;
  • Utensílio de porcelana para derreter ou lata de metal (tipo aquelas de leite);
  • Panela com água para banho-maria;
  • Essência à seu gosto;
  • Pavio
  • Barbante ou fita (opcional)
  • Giz de cera para colorir (pedacinho pequeno)

O passo a passo a para fazer a vela começa cortando a vaselina em pedacinhos bem pequenos; ou até mesmo ralar no lado mais grosso do ralador de cozinha.

Logo em seguida, leve para o fogo na vasilha de porcelana ou a lata de leite para derreter em banho-maria, mas use fogo baixo. Vá observando a vaselina derreter, pode levar em média 8 a 10 minutos no máximo, após adicione o giz de cera para derreter e mexa para ele se misturar, caso desejar a vela colorida.

Agora, após a vaselina ter derretido adicione gotinhas de essência à seu gosto e assim que esfriar um pouco, transfira para o recipiente a ser decorado.

Assim, você pode fazer o acabamento que preferir. E caso escolha potinhos de vidro, também são ótimas opções para velas decorativas. A propósito, é impossível não gostar de aprender como transformar lixo com essas dicas fantásticas.

Decorar com garrafa pet

Usar garrafas pet é uma maneira de diminuir o acúmulo de lixo na natureza. Nesse sentido, experimente cortá-las e pintar com cores diferentes para guardar lápis, canetas e outros itens espalhados sobre as mesas de escritório, por exemplo.

 garrafa pet
Como transformar lixo e reaproveitar garrafa pet em casa | canva

Outra dica de como transformar lixo com decoração de garrafas pets vai na mesma lógica das latinhas. Escolha o formato e o tamanho que desejar, após basta fazer o corte. As ideias para reutilizar podem ser vasos de flor, porta utensílios na cozinha e por aí vai.

No caso de fazer vasos para plantas, experimente cortar a garrafa pet deixando alças sobrando para pendurar suas plantinhas. Para fazer isso, fure com ferro quente as pontas das alças e prenda com cordas ou prendedores tipo lacres de sacolas. E pronto, aprender  como transformar lixo assim é muito bom, não acha?!

Por fim, veja como reaproveitar pode ser uma boa solução para a borra de café.

Ela se transforma em muitos itens  para beleza, plantas e muito mais. Confira!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...