Que delícia! Conheça a massa de empadão que derrete na boca

Uma das melhores opções de lanche que faz muita gente suspirar de vontade de comer

Uma massa de empadão tem que ser bem feita, não é mesmo? Imagine morder um pedaço desse salgado e sentir o sabor apurado do recheio junto com a massinha derretendo dentro da boca? Hum… O Folha Go não podia deixar de te apresentar hoje (07/11) uma receita de dar água na boca.

O empadão é um tipo de salgado bem popular aqui no Brasil, bem como em Portugal. Sua origem é, na verdade, desconhecida, pois ele é encontrado quase no mundo todo. É provável que seja derivado dos pastelões portugueses. Estes consistiam em tortas salgadas enormes, com diversos recheios.

Os pastelões, lá pelo século XIX, eram chamados de empada de caixa. A massa usada é a massa podre, preparada com gordura e farinha. Assim, os recheios eram variados entre carne, frango, carne-seca, bem como catupiry, palmito, camarão, etc.

Também veja: Como Usar Alho Poró No Arroz: Uma Delícia Que Vai Incrementar O Prato

Essa é uma ótima opção de lanche
Essa é uma ótima opção de lanche- Foto: Supermercados Carol

A receita que segue abaixo rende mais ou menos 10 pedaços de tamanho médio e demora cerca de 1 hora e 20 minutos para ficar pronta. É super fácil de fazer e dá até para vender, se quiser. Confira conosco.

Receita de massa de empadão que derrete na boca

A massa podre é simples de preparar, não tendo grandes segredos.

Ingredientes

Confira a lista:

  • 3 xícaras de chá da farinha de trigo;
  • 2 ovos, sendo que um será para pincelar;
  • 1 xícara de chá de margarina ou manteiga;
  • 1/2 xícara de chá do leite de vaca;
  • 1 colher de sopa do fermento em pó químico;
  • 1 colher de chá rasa de sal.

Modo de preparar:

Em um vasilhame, faça um montinho com a farinha, de forma que fique um buraco no meio. Assim, dentro desse buraco, coloque a manteiga, o ovo, bem como o fermento. Para que a massa de empadão fique perfeita, misture muito bem, acrescentando o sal e o leite aos poucos.

Nesse ponto, amasse com as mãos para que todos os ingredientes fiquem integrados. Cubra essa massa, deixando descansar por mais ou menos 20 minutos. Após esse tempo, divida a massa igualmente em duas.

Os recheios são variados, mas o mais popular é o de frango
Os recheios são variados, mas o mais popular é o de frango – Foto: Gabriel Freitas

Com a primeira parte você forrará a assadeira que deverá ser previamente untada. Com a outra você cobrirá seu empadão. Mas lembre-se de apertar bem a borda para não soltar. O ovo que restou precisa ser batido junto com um pouco de sal e azeite.

Pincele bem toda a superfície do salgado, levando ao forno preaquecido a 200º C por aproximadamente 30 minutos. Entretanto, antes de retirar, verifique se está bem dourado.

Sugestão de recheio simples de palmito

Ingredientes:

  • 2 dentes de tamanho pequeno de alho amassados;
  • 1/3 xícara de chá do azeite de oliva;
  • 1 cebola picada;
  • 2 tomates de tamanho médio sem sementes e sem pele;
  • 300 gramas de palmito picadinho;
  • 1 lata da ervilha em conserva;
  • 1/2 xícara de chá das azeitonas verdes sem caroço picadas;
  • 3 colheres de sopa de cheiro verde;
  • 2/3 xícara de chá da farinha de trigo;
  • Sal e pimenta ao seu gosto;
  • 1 xícara de chá da água filtrada.

Modo de preparar:

Para rechear a massa de empadão, refogue a cebola e o alho no azeite no fogo médio. Posteriormente, acrescente o tomate, mexendo bem para integrar os ingredientes. Em seguida, adicione todos os outros ingredientes, de menos a farinha.

Então, continue lendo em nosso blog: Salada marroquina: um prato saudável que vale por uma refeição inteira

Quando levantar fervura, coloque a farinha, mexendo rapidamente para obter algo como um creme firme e homogêneo. Desligue o fogo, aguarde esfriar e recheie seu salgado.

Essa receita de massa de empadão é ou não é uma delícia? A nossa sugestão de recheio é bem simples, mas você pode incrementá-la como quiser. Frango fica simplesmente clássico e perfeito também! Bom apetite!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies