Práticas para fazer um bom currículo em 2022

Criamos esse post com dicas para que você possa criar um currículo atraente e muito eficiente

Anúncio


Segundo o Olhar Green, ter um bom currículo em 2022 pode ajudar muito, na hora de procurar por um emprego dos sonhos ou para alcançar aquela vaga que irá ajudar com as contas do mês.

Continua depois da publicidade

Afinal de contas, depois da pandemia de COVID-19, muitas pessoas ficaram desempregadas e agora estão tendo a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho.

Desse modo, criamos esse post com dicas para que você possa criar um currículo atraente e muito eficiente. Nesse sentido, você conta com uma melhor chance de ser escolhido pelos recrutadores, e sai na frente de muitos candidatos.

Continua depois da publicidade

Ficou curioso? Então, prepare-se para arrasar no seu currículo em 2022!

Continua depois da publicidade

O que é um currículo em 2022?

Um currículo em 2022 é um documento que visa reunir as principais informações profissionais do candidato para uma vaga de trabalho. Dessa forma, o currículo deve ser um reflexo das potencialidades e experiências que o profissional tem para compartilhar com seu novo trabalho.

Em outras palavras, ter um bom currículo é que irá diferenciar os candidatos na hora da seleção realizada pelos recrutadores. Por isso, quanto melhor e mais prático o documento, maiores as chances de comparecer a uma entrevista presencial e conquistar de vez a tão sonhada vaga.

Nesse sentido, criamos o tópico abaixo, onde você poderá encontrar 7 dicas para criar o currículo perfeito. Confira!

7 Dicas para criar um currículo de sucesso?

Para simplificar a vida corrida do candidato, separamos 7 dicas essenciais na hora de produzir um currículo em 2022. Com elas, será possível se destacar e causar uma boa impressão logo de cara. Vamos lá?!

1. Encontre um modelo adequado a vaga

Para ter um bom currículo em 2022, o candidato precisa, antes de mais nada, descobrir qual será o modelo adequado. Por isso, deve encontrar um site gratuito para fazer currículos ideais.

Por mais que a quantidade de modelos seja variada, dê preferência aquela que tenha:

  • Estética agradável;
  • Layout limpo;
  • Informações a serem preenchidas, que você possua e queira compartilhar (evite tópicos que tratam de experiências que você não tem);
  • Identidade visual próxima da empresa para qual você está se candidatando.

2. Seja sucinto

O currículo em 2022 tem o objetivo de ser rápido e prático, por isso, é importante evitar preenchê-lo com informações desnecessárias. Assim, você deve relatar apenas o essencial a respeito da sua trajetória profissional, e deixar de compartilhar informações que não vão agregar aquela empresa em específico.

3. Destaque as suas melhores qualidades

O currículo é, na maioria das vezes, o primeiro contato do candidato com a empresa. Desse modo, é importante que você mostre o que sabe e demonstre o que tem de melhor para oferecer.

Algumas questões importantes, para levar em consideração, são:

  • Outros idiomas que você tenha conhecimento ou fluência;
  • Experiências que você teve, na área para a qual se candidatou;
  • Cursos relacionados a empresa;
  • Prêmios que te qualificam em áreas de liderança, gestão de pessoas ou demais.

4. Insira informações relevantes

Como mencionado anteriormente, o currículo deve ser sucinto e muito prático. Por isso, é preciso salientar que o candidato deve estar ciente a que tipo de vaga está concorrendo, e ao que se refere a empresa que deseja trabalhar.

Dessa forma, pode ser preciso criar mais de um currículo, para cada vaga que irá concorrer.

Isso mostra para a empresa que você a conhece e que não é um simples atirador, em busca de qualquer alvo; o que gera confiança e desperta a curiosidade dos recrutadores.

Dessa maneira, o currículo em 2022 precisa ser específico, e divulgar apenas informações profissionais suas que tenham a ver com a vaga pretendida.

5. Evite o uso de diferentes cores e a inserção de fotos e símbolos

O currículo em 2022 precisa ter um aspecto profissional adequado. Em outras palavras, deve abster-se de cores extravagantes, inserção de fotos e símbolos lúdicos.

A não ser que a empresa peça, as fotos de rosto e corpo são totalmente desnecessárias, já que sua aparência pouco deve contar para a instituição, mas sim a capacidade para realizar a sua função.

6. Destaque pontos importantes em relação às demais experiências profissionais

Para mostrar que sua experiência é fundamental para a Instituição, destaque sua atuação relacionada à área de desejo. Cite termos da área e faça uma breve descrição da sua atuação em outras empresas.

Entretanto, lembre-se de ser objetivo, não parecer oportunista nem egocêntrico. Fale apenas sobre o que conhece bem!

7. Não minta

Pode parecer esperto colocar algo mais “atraente” no currículo em 2022. Afinal de contas, seria uma forma de “valorizar” a sua experiência, não é mesmo? Mas, essa é uma péssima ideia.

Seja sincero no currículo e diga apenas o que você sabe, pois, ao ser contratado, você terá que provar que é o profissional que afirmou ser, e uma demissão pode ocorrer por esta mentira.

Como diz o ditado “Mentira tem perna curta” e você não quer perder uma vaga por “exagerar”.

Realizando essas ações, você conquista um currículo incrível em 2022 e tem mais chances de encontrar a vaga perfeita para você!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies