Pudim de doce de leite super cremoso: confira uma das receitas mais simples

Se o pudim convencional já é uma delícia, imagine essa versão diferenciada do doce?

A versão da sobremesa que todo mundo ama é sobre o que o WebNews, do Folha Go, vai falar hoje (10/12). O pudim de doce de leite super cremoso surgiu por volta do século XVI nos conventos portugueses, tornando-se popular no mundo todo.

Assim, leia mais: Pudim de claras: sobremesa diferente e fofinha que desmancha na boca

-- Continuar depois da publicidade --

Essa sobremesa é uma maravilha, obviamente caindo no gosto popular bem rápido
Essa sobremesa é uma maravilha, obviamente caindo no gosto popular bem rápido – Foto: Canva Pro

A receita convencional foi ensinada pelos nossos colonizadores, mas a versão que vamos apresentar hoje é relativamente nova. Essa sobremesa é uma maravilha, obviamente caindo no gosto popular bem rápido.

Continue lendo para conhecer mais da história do doce e para aprender a fazê-lo em casa. Certamente você não irá se arrepender.

A história do pudim

Antigamente, o pudim não era feito da mesma forma que conhecemos. Ou melhor, com os ingredientes convencionais. O doce era preparado apenas com leite, e não com leite condensado.

O termo “pudim” aqui no Brasil e lá em Portugal significa “preparação doce com consistência cremosa”. A sobremesa recebeu primeiramente o nome “pudim marfim”, por causa de sua coloração. Ela era preparada com farinha, ovos, bem como açúcar, fava de baunilha e leite.

A receita era bastante apreciada por todo mundo, tornando-se muito famosa nas grandes e pequenas cidades portuguesas. Passado o tempo, a receita foi evoluindo, se modernizando, surgindo, assim, a integração do leite condensado.

A ideia desse acréscimo à receita do doce original foi um sucesso logo de cara, uma vez que deu outro sabor. O pudim, dessa forma, deixou de ser o mesmo, ganhando um gosto bem mais doce que a primeira sobremesa feita em Portugal.

Portanto, confira também: Pudim de padaria assado: se surpreenda com esse sabor; fica pronto em 40 minutos

É possível também caramelizar formas unitárias e fazer pudins pequenos ao invés de uma unidade grande
É possível também caramelizar formas unitárias e fazer pudins pequenos ao invés de uma unidade grande – Foto: Canva Pro

-- Continuar depois da publicidade --

Hoje, é possível encontrar o pudim de doce de leite, assim como de outros ingredientes, tais como chocolate, coco, maracujá e etc. Enfim, o doce se revolucionou, ganhando versões que não pararam de conquistar os corações e o paladar das pessoas.

Receita de pudim de doce de leite super cremoso

A receita que mostraremos abaixo é muito simples de preparar. Não demora mais do que 60 minutos para ficar pronta, servindo aproximadamente 8 porções. Anote os ingredientes listados abaixo e preste atenção na forma do preparo. Veja mais!

Ingredientes:

  • 400 gramas do doce de leite (cerca de 1 pote);
  • 1 copo tipo americano cheio de leite de vaca;
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 colher de sopa da farinha de trigo;
  • Açúcar cristal para caramelizar a forma (aproximadamente 2 xícaras de chá).

Modo de preparar:

Para fazer o pudim de doce de leite, primeiramente, bata os ingredientes (todos eles) no liquidificador. Em seguida, coloque o açúcar em uma panela, levando para caramelizar em fogo baixo.

Assim, caramelize uma assadeira própria para pudim, jogando a mistura dos ingredientes que fora batida no liquidificador. Ademais, leve para o forno, mas deixe no banho maria por mais ou menos 35 minutos. Retire e, assim que esfriar, desenforme e leve à geladeira.

É possível também caramelizar formas unitárias e fazer pudins pequenos ao invés de uma unidade grande. Essas formas podem ser em diversos formatos, mas, sugerimos que não fuja tanto do tradicional.

Gostou da receitinha de pudim de doce de leite? A sobremesa parece realmente super cremosa, não? Que tal experimentar e deixar a sua opinião nos comentários? Ficaremos muito felizes em saber!

Ademais, você pode se interessar: Pudim de gelatina fácil de fazer e de surpreender; ótimo para visitas

 

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...